Micro e pequenas empresas: competir no mercado final ou no mercado terceirizado?

Autores

  • José Luiz Contador Mestrado em administração - Centro Universitário Campo Limpo Paulista/UNIFACCAMP
  • José Celso Contador UNIP - Universidade Paulista -Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Walter Cardoso Sátyro UNIP - Universidade Paulista - Prog. de Pós-graduação em Eng. de Produção

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n4.8173

Palavras-chave:

Terceirização, Competitividade, Competências internas, Micro e pequena empresa, Análise estatística.

Resumo

Poucos estudos sobre terceirização têm sido focados nos seus efeitos sobre o desenvolvimento da empresa contratada, normalmente de pequeno porte. Essa limitação motivou a desenvolver o presente estudo com base em uma amostra de pequenas empresas do setor de confecções para comparar os benefícios e os requisitos entre atuar no mercado final ou no mercado terceirizado (como subcontratadas). Os benefícios considerados no estudo são o efeito que o crescimento nesses dois tipos mercados possui sobre a competitividade da empresa e sua produtividade, enquanto que os requisitos considerados são a capacitação técnica e a capacidade empreendedora da empresa necessárias para crescer nesses mercados. Adotou-se o método empírico de pesquisa com base em análise estatística. Os resultados mostraram que é o mercado final que apresenta maior efeito sobre a competitividade da empresa, assim como o que proporciona maior produtividade. Mostrou também que a competição nesse mercado exige da empresa melhor desempenho nos dois tipos de competências internas consideradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Celso Contador, UNIP - Universidade Paulista -Programa de Pós-Graduação em Administração

Engenheiro (USP, 1964), Professor Doutor (USP, 1973), Professor Livre-docente (UNESP, 1993), professor aposentado da UNESP e atualmente Professor Titular do Mestrado em Administração da UNIP. É consultor de empresas, pesquisador em estratégia e autor de artigos científicos e dos livros Campos e armas da competição (2008) e Modelo para aumentar a competitividade industrial (1996) e coordenador de Gestão de Operações (1997).

Downloads

Publicado

18.12.2018

Como Citar

Contador, J. L., Contador, J. C., & Sátyro, W. C. (2018). Micro e pequenas empresas: competir no mercado final ou no mercado terceirizado?. Exacta, 16(4), 165–181. https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n4.8173

Edição

Seção

Artigos