Uma reflexão da literatura sobre técnicas computacionais aplicadas à gestão da manutenção de trens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.22639

Palavras-chave:

planejamento e controle de manutenção, estrada de ferro, modelos computacionais

Resumo

Este texto tem como objetivo fornecer orientações sobre o estado atual da literatura sobre aspectos relacionados à aplicação de recursos computacionais para melhorar a gestão da manutenção de material rodante e, com base nisso, propor diretrizes para pesquisadores sobre o assunto. Este estudo apresenta uma revisão de literatura com artigos de pesquisa aplicada. Em conclusão, verificamos que programação linear, algoritmos genéticos e redes neurais trazem bons resultados no auxílio aos gestores de manutenção ferroviária. Importa referir que ainda existe uma preferência pela automatização do trabalho manual de forma a conseguir a redução de custos ou maximizar a utilização dos recursos de manutenção. Devido ao grande aumento de pesquisas sobre aplicações de recursos computacionais, este artigo traz generalizações de aplicações para o mesmo tema, que é a manutenção do material rodante e a dificuldade de gerenciamento desses ativos.

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Biografia do Autor

Josemar Coelho Felix, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil

Doutorando em Ciência da Computação na UFOP e professor do IFMG- Campus Ouro Branco. Ele tem experiência na área de Gestão da Manutenção, Engenharia Ferroviária, Informatica e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão digital-educativa, popularização da ciência, educação empreendedora e inovação tecnológica, Aprendizado de Máquina.

   

Rodrigo Cesar Pedrosa Silva, UFOP

Ph.D. em Engenharia Elétrica pelo Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da McGill University, Canadá. Ele obteve seu mestrado em Engenharia Elétrica no campo de Inteligência Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Durante a graduação e o mestrado, trabalhou em métodos de aprendizado de máquina para a configuração automática de algoritmos de otimização. Durante o doutorado, parcialmente financiado pela Automotive Partnership Canada (http://www.apc-pac.ca) e pelo Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada (NSERQ), trabalhou no desenvolvimento de algoritmos de otimização eficientes para o projeto de motores elétricos para tração. Mais especificamente, desenvolveu técnicas de redução de objetivos e seleção de modelos substitutos (baseados em aprendizado de máquina) para reduzir o custo do processo de otimização baseado em modelos de alta precisão (e.g., modelos baseados em elementos finitos). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e ministra as disciplinas de Inteligência Artificial e Introdução à Otimização.        

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Publicado

11.03.2024

Como Citar

Felix, J. C., & Silva, R. C. P. (2024). Uma reflexão da literatura sobre técnicas computacionais aplicadas à gestão da manutenção de trens. Exacta, 23(1), 106–133. https://doi.org/10.5585/2024.22639

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