O processo de divulgação de recall: as práticas da indústria automobilística e a influência na resposta do consumidor

Autores

  • Ivan Luiz Laranjeiras Silva Uninove
  • Felipe Araujo Calarge Uninove
  • Fernando Pedro Rosa Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v9i2.2984

Palavras-chave:

Indústria Automobilística, Recall, Custos da qualidade

Resumo

Dados concretos da indústria automotiva no Brasil mostram que a produção de veículos automotores já passa dos três milhões, e traça uma trajetória ascendente no volume de produção desde 2004, figurando atualmente como sexta maior produtora do mundo. Todo esse extenso mercado consumidor está suscetível a variabilidade na qualidade do produto, quando neste ocorrem defeitos que extrapolam as barreiras internas do fabricante. Quando este defeito é nocivo para segurança e saúde do usuário, o fabricante do produto tem a responsabilidade de realizar uma campanha informativa ao público consumidor referente ao defeito em questão, o que denomina-se Recall. Visando melhor compreender a forma como o anúncio e a divulgação de um Recall acontece na indústria automotiva, esta pesquisa apontou que a principal forma de divulgação é através da comunicação impressa e que algumas empresas não divulgam os dados referentes aos Recalls em seu sítios da internet.

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Biografia do Autor

Ivan Luiz Laranjeiras Silva, Uninove

Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

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Publicado

17.11.2011

Como Citar

Silva, I. L. L., Calarge, F. A., & Rosa, F. P. (2011). O processo de divulgação de recall: as práticas da indústria automobilística e a influência na resposta do consumidor. Exacta, 9(2), 157–168. https://doi.org/10.5585/exacta.v9i2.2984

Edição

Seção

Artigos