Avaliação da utilização de dois diferentes modelos de redes neurais na classifi cação de imagens com base em características texturais

Autores

  • Wonder Alexandre Luz Alves UNINOVE, São Paulo
  • Sidnei Alves de Araújo UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v4i1.655

Palavras-chave:

Inteligência artificial. Processamento de imagens digitais. Reconhecimento de padrões. Redes neurais artificiais. Texturas.

Resumo

Este trabalho explora a classifi cação de texturas por redes neurais artificiais (RNAs). São utilizados dois diferentes modelos de redes neurais: um supervisionado (perceptron de múltiplas camadas) e outro não supervisionado (mapas auto organizáveis de Kohonen). Em ambos os casos, os atributos que descrevem as texturas e são utilizados para classificá-las advêm de abordagens estatísticas de primeira e segunda ordens. Neste estudo, faz-se uma análise comparativa entre os resultados experimentais de cada modelo de rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wonder Alexandre Luz Alves, UNINOVE, São Paulo

Graduado em Ciência da Computação – Uninove.

Sidnei Alves de Araújo, UNINOVE, São Paulo

Mestre em Engenharia Elétrica – Mackenzie; Doutorando em Engenharia Elétrica – Poli-USP; Professor na graduação [Ciência da Computação] – Uninove.

Downloads

Publicado

12.03.2008

Como Citar

Alves, W. A. L., & Araújo, S. A. de. (2008). Avaliação da utilização de dois diferentes modelos de redes neurais na classifi cação de imagens com base em características texturais. Exacta, 4(1), 77–86. https://doi.org/10.5585/exacta.v4i1.655

Edição

Seção

Artigos