Aplicação da teoria das restrições no transporte público: estudo de caso em uma linha de ônibus na cidade de São Paulo

Autores

  • Apolo de Lima Beca Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
  • Eduardo Shimabuku Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
  • Adriano Maniçoba da Silva Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Suzano
  • Wilson Yoshio Tanaka Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
  • William de Paula Ferreira Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8230

Palavras-chave:

Linha de ônibus, Restrições, Gargalos.

Resumo

O trânsito congestionado nas grandes cidades impacta significativamente a vida das pessoas em termos de saúde, tempo e produtividade. Há a necessidade do aumento da utilização do transporte coletivo com o intuito de diminuir o nível de trânsito, mas alguns elementos têm desestimulado o seu uso. Foi realizado um estudo de caso, com pesquisa documental e quantitativa, com o objetivo de analisar o desempenho de uma linha de ônibus da cidade de São Paulo à luz da teoria das restrições, de modo a identificar e propor soluções aos possíveis gargalos que impedem o aumento do fluxo de passageiros. As soluções propostas tiveram o intuito de diminuir as reclamações de atendimento ao cliente. Os resultados indicaram potencial significativo de aumento no fluxo de passageiros com a proposta de melhoria baseada na teoria das restrições.

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Biografia do Autor

Apolo de Lima Beca, Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

Estudante de Pós-graduação em Logística e Operações no IFSP - Suzano

Eduardo Shimabuku, Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

Estudante de Pós-graduação em Logística e Operações no IFSP - Suzano

Adriano Maniçoba da Silva, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Suzano

Professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

Wilson Yoshio Tanaka, Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

Professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

William de Paula Ferreira, Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

Professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

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Publicado

24.05.2019

Como Citar

Beca, A. de L., Shimabuku, E., Silva, A. M. da, Tanaka, W. Y., & Ferreira, W. de P. (2019). Aplicação da teoria das restrições no transporte público: estudo de caso em uma linha de ônibus na cidade de São Paulo. Exacta, 17(2), 119–133. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8230

Edição

Seção

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