Balanceamento de linha e arranjo físico: estudo de caso em uma linha de produção de cabines para máquinas de construção

Autores

  • Isaac Messias Diniz Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Carla Canha da Paz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Adriano Maniçoba da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • William de Paula Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6697

Palavras-chave:

Arranjo físico. Balanceamento de linha. Capacidade de produção.

Resumo

O dimensionamento adequado da capacidade de produção é fundamental para prover suporte ao posicionamento estratégico de uma empresa no mercado globalizado e cada vez mais competitivo. Neste trabalho, teve-se como objetivo propor o balanceamento de linha juntamente com a melhoria do arranjo físico como estratégia de adequação da capacidade. Para tanto, foi realizado um estudo de caso numa linha de produção de cabines para máquinas de construção numa multinacional japonesa. Como resultado, o balanceamento proposto, comparado com o utilizado pela empresa, mostrou-se mais eficiente, otimizando os recursos disponíveis. Verificaram-se vantagens da análise conjunta do balanceamento de linha com o arranjo físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Messias Diniz Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Especialista em Logística e Operações

Carla Canha da Paz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Especialista em Logística e Operações

Adriano Maniçoba da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade do Litoral Sul Paulista (2005), mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos (2008) e doutorado em Administração pela FEA/USP (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano. Tem experiência na liderança e participação em projetos de pesquisa e iniciação científica na área de Administração, com ênfase em Produção e Operações, Logística, Economia das Organizações e Economia da Educação. Tem trabalhos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais. É ainda parecerista de periódicos e eventos internacionais. Recentemente, tem atuado na área de Operações Comportamentais.

William de Paula Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Mestre em Engenharia Industrial pela Tallinn University of Technology - TUT (Estônia, 2012) e Royal Institute of Technology - KTH (Suécia, 2013). Pós-Graduado em Gestão Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2010). Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (2008). Técnico em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG (2006). Lean Six Sigma Black Belt. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência da produção, atuando principalmente nas linhas: Gestão de desempenho; Tecnologia de Processos Industriais; Pesquisa Operacional Aplicada.

Downloads

Publicado

27.03.2017

Como Citar

Oliveira, I. M. D., da Paz, C. C., da Silva, A. M., & Ferreira, W. de P. (2017). Balanceamento de linha e arranjo físico: estudo de caso em uma linha de produção de cabines para máquinas de construção. Exacta, 15(1), 101–110. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6697

Edição

Seção

Artigos