Desenvolvimento de um software educacional para apoio ao ensino de localização e roteirização

Autores

  • José Aurir Gonçalves Almeida Junior Universidade Federal do Ceará
  • Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Ronaldo Albertin Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n3.8444

Palavras-chave:

Ensino, Localização, Roteirização, Software Educacional.

Resumo

Os processos educacionais passam por constantes alterações para se adaptarem às novas realidades digitais, oriundas da existência de um desenvolvimento tecnológico incessante, causador de profundas transformações sociais. Neste contexto, softwares apresentam-se como ferramentas importantes na educação há décadas. Considerando esta importância, a motivação deste trabalho parte da identificação de uma oportunidade de contribuir para o ensino de métodos de localização e roteirização em disciplinas de logística, através de um software desenvolvido com foco educacional. Para tanto, este trabalho inicia pela definição de tecnologias adequadas ao seu desenvolvimento, utilizando-as para a elaboração de algoritmos e de uma interface gráfica capazes de proporcionar ao usuário a aplicação de métodos de localização e roteirização, complementando o ensino teórico destes temas. O sistema desenvolvido é então verificado em comparação com outros sistemas, como o LogWare®, Google® Maps e Excel®, permitindo sua validação como software educacional, mostrando suas vantagens, limitações e oportunidades de melhoria.

 

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Biografia do Autor

José Aurir Gonçalves Almeida Junior, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica UFC.

Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2004), Especialização em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos e Mestrado em Engenharia Mecânica (área de concentração manufatura) pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Doutorando em Engenharia Mecânica (área de concentração manufatura) na Universidade de São Paulo e Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Logística, Gestão da Produção, Simulação Computacional e Tecnologia da Informação.

Marcos Ronaldo Albertin, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Engenharia Industrial - FH-Bochum Universität (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela URGS (2003). Atualmente é Prof. Associado e Chefe do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou em empresas como: Mangels, Zahnrad Fabrik, OPEL, Marcopolo e DANA. Possui experiência em ISO 9001, TS 16949, STP e Gestão da Qualidade. Pós-doutorado no Bremer Institut für Produktion und Logistik (2009) em Monitoramento de Sistemas Produtivos. Pós-doutorado no IPK - Fraunhofer no tema Benchmarking (2013). Extensão universitária em garantia da qualidade para o ensino superior Vienna University of Technology, 2016).

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Publicado

30.09.2019

Como Citar

Almeida Junior, J. A. G., Pontes, H. L. J., & Albertin, M. R. (2019). Desenvolvimento de um software educacional para apoio ao ensino de localização e roteirização. Exacta, 17(3), 81–99. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n3.8444

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