Simulação digital do sistema de tração elétrica metroferroviária: modelagem e métodos

Autores

  • Cassiano Lobo Pires LMAG - Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado/PEA - Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas/Escola Politénica da Universidade de São Paulo
  • Silvio Ikuyo Nabeta LMAG - Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado/PEA - Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas/Escola Politénica da Universidade de São Paulo
  • José Roberto Cardoso LMAG - Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado/PEA - Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas/Escola Politénica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v6i2.1024

Palavras-chave:

Tração elétrica. Transporte ferroviário. Transporte metroviário.

Resumo

As características de operação do sistema de tração elétrica metroferroviária podem ser predeterminadas por meio de simulação a partir de modelos matemáticos. A simulação digital é uma importante ferramenta de apoio ao projeto e permite um ensaio das alternativas a custo reduzido, viabilizando sua posterior comparação. Em razão de sua importância, este trabalho tem como objetivo a conceituação, de forma sintética, da simulação do sistema de tração elétrica, seus métodos e modelos. Esta conceituação aborda, primeiramente, o estudo do movimento de um trem em uma linha e a sua modelagem matemática. Em seguida, o trabalho analisa a simulação de tráfego e a representação do circuito elétrico que alimenta os trens, em termos físicos e matemáticos. Por fim, este trabalho traz a proposta e a aplicação de um método numérico para a solução do sistema que representa este circuito elétrico de alimentação.

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Publicado

07.05.2009

Como Citar

Pires, C. L., Nabeta, S. I., & Cardoso, J. R. (2009). Simulação digital do sistema de tração elétrica metroferroviária: modelagem e métodos. Exacta, 6(2), 229–236. https://doi.org/10.5585/exacta.v6i2.1024

Edição

Seção

Artigos