Um estudo de métodos de suavização para o multigrid algébrico baseado em Wavelets

Autores

  • Fabio Henrique Pereira Uninove, SP
  • Silvio Ikuyo Nabeta Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v7i2.1616

Palavras-chave:

Multigrid Algébrico. Métodos de Suavização.Transformada Wavelet Discreta.

Resumo

O método Multigrid Algébrico baseado em Wavelets foi proposto para resolver sistemas de equações lineares gerados em aplicações do Método Elementos Finitos. Como em qualquer abordagem multinível, é importante garantir uma eficiente interação entre o método de suavização e a correção do erro nos níveis de baixa resolução. Ao contrário da abordagem tradicional do multigrid algébrico, que garante a boa interação dos seus componentes através de uma seleção apropriada dos subsistemas e dos operadores de transferência, o WAMG possui uma maior dependência do método de suavização que merece ser investigada. Este trabalho realiza uma investigação a respeito dos requerimentos sobre os métodos de suavização no Multigrid algébrico baseado em Wavelets. Algumas variações dos métodos de suavização Gauss-Seidel e Sobre Relaxação Sucessiva são testadas e as amplitudes dos componentes de frequência do erro, antes e depois da aplicação do método de suavização, são analisadas para um problema elíptico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Henrique Pereira, Uninove, SP

Professor/Pesquisador do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Nove de Julho - Uninove

Silvio Ikuyo Nabeta, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Professor/Pesquisador do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PEA/EPUSP). Coordenador do Grupo de Máquinas e Acionamentos Elétricos (GMAcq).

Downloads

Publicado

07.02.2010

Como Citar

Pereira, F. H., & Nabeta, S. I. (2010). Um estudo de métodos de suavização para o multigrid algébrico baseado em Wavelets. Exacta, 7(2), 165–172. https://doi.org/10.5585/exacta.v7i2.1616

Edição

Seção

Artigos