A importância do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos

Autores

  • Viviane Amaral Ferreira
  • Elias Basile Tambourgi Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v7i2.1633

Palavras-chave:

Gerenciamento. Meio ambiente e saúde. Resíduos sólidos.

Resumo

A maioria dos municípios brasileiros dispõe seus resíduos sólidos sem nenhum controle, uma prática de graves consequências como contaminação do ar, do solo, das águas superficiais e subterrâneas, criação de focos de organismos patogênicos, vetores de transmissão de doenças, com sérios impactos à saúde pública. Neste trabalho, buscou-se investigar e avaliar os aspectos significativos do gerenciamento de resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável, que assegure a melhoria continuada do nível de qualidade de vida, promova práticas recomendadas para a saúde pública e proteja o meio ambiente contra as fontes poluidoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Amaral Ferreira

Engenheira Química - Univ. Sta. Cecilia

Elias Basile Tambourgi, Unicamp

Bolsista em Pesquisa do CNPq – Nível 1D; Mestre e Engenheiro Químico - Universidade Estadual de Campinas; Doutor em Engenharia Química – Universidade de São Paulo; Pós-doutorado – Universidade Técnica de Lisboa.

Downloads

Publicado

07.02.2010

Como Citar

Ferreira, V. A., & Tambourgi, E. B. (2010). A importância do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Exacta, 7(2), 157–164. https://doi.org/10.5585/exacta.v7i2.1633

Edição

Seção

Artigos