TECEDU

uma análise das ferramentas tecnológicas no contexto da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.23272

Palavras-chave:

educação, inovação, tecnologias na educação, TECEDU

Resumo

A tecnologia pode abranger os conceitos de ecossistema que integra elementos materiais, como por exemplo, máquinas e equipamentos, e elementos não materiais, tais como as relações interpessoais e também pode atuar impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e cultural favorecendo uma melhor  qualidade de vida. No ambiente da educação, as ferramentas tecnológicas possibilitam  a interação da forma  on-line e off-line. Nesse cenário, esse artigo analisa os aspectos da universalização do uso tecnologia, tais como: realidade aumentada, robótica, videoaulas, game, moodle, kahoot, podcast, amplamante utilizadas  como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Para análise do estado atual, de como vem ocorrendo a inserção dessa tecnologias, realiza-se uma análise a partir da base de dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade e Informação. Como resultado espera-se identificar as dificuldades e oportunidades existentes  para  aquisição e absorção do conhecimento quando da existência de tecnologias facilitadoras para esse fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Marques Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

É Professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE, possui doutorado em Eng. Elétrica pela UFPE. Suas áreas de pesquisa estão associadas a pesquisa operacional, manutenção, processos decisórios. Trabalhou por vários anos em empresa multinacional em atividades de planejamento e projetos de soluções de telecomunicações

Auristela Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1991) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é engenheira eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação nas áreas de incubação de empresas, empreendedorismo e inovação. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: telefonia, VoIP, redes de ambiente, redes dinâmicas, protocolos de roteamento, redes complexas, redes sociais, políticas dinâmicas e negociação. Tem experiência na área de Educação a Distância como tutora e professora executora no ensino superior.

Domingos Mendes Gama Filho, Instituto Federal do Recife.

É professor do instituto Federla de Educação. Engenheiro Eletricista. Alma Mater: Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. // Electrical engineer. Alma Mater: Polytechnic School of the University of Pernambuco. Atualmente menstrando do PPG Mesntrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia - Profnit da UFPE.

Referências

Aldiab, Abdulaziz et al. Utilization of learning management systems (LMS) in higher education systems: A case review for Saudi Arabia. (2019). Energy Procedia, 60, pp. 371-377.

Arantes, Webert Vieira. Uma estratégia para o uso de múltiplas câmeras em sistemas de realidade aumentada baseados em marcadores fiduciais. (2011). (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Uberlândia.

Bazzo, W. A. (2014). Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4 ed. Florianópolis: Editora da UFSC.

Bazzo, W. A.; Linsingen, I. V.; Pereira, L. T. V. (Org.). (2003). Introdução aos estudos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Florianópolis: Organização dos Estados Ibero-americanos Para A Educação, A Ciência e a Cultura (OEI).

Benedetto, Simone; Drai-Zerbib, Véronique; Pedrotti, Marco; Tissier, Geoffrey; Baccino, Thierry. E-readers and visual fatigue. (2013). PLoS ONE 8(12). Recuperado de https://doi.org/10.1371/journal.pone.0083676.

Cardoso, Raul G.S. Uso da realidade aumentada em auxílio à educação. Computer on the Beach, 2014.

Cross, Nigel. (2020). Design Education in the Open. Open Arts Journal, 1(9) pp. 149–161.

Das, Koushik. (2019). The Role and Impact of ICT in Improving the Quality of Education: An Overview. International Journal of Innovative Studies in Sociology and Humanities, 4(6), June 2019.

Dailey, Briana. (2017). Past and present attitudes towards the use of ipads in the classroom. Recuperado de Past and Present Attitudes Towards the Use of iPads in the Classroom – Educ 300: Education Reform, Past and Present (trincoll.edu)

Devi, K. S.; Lakshmi, V. V.; Aparna, M.; Moodle – An Effective Learning Management System for 21st Century Learners. Alochana Chakra Journal . Volume IX, Issue VI, June/2020.

Dos Santos, Marcileni; Sousa Junior, Alício Rocha de; Machado, Letícia Rocha; Bilessimo, Simone Meister Sommer (2020). Possibilidades e dificuldades na utilização do Google Sala de Aula em uma escola pública brasileira. Revista Novas Tecnologias na Educação, 8(2). Cetic.br - Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (2022, 15 agosto). Recuperado de https://cetic.br/

Feenberg, A. Transformar la tecnología. (2010). Una nueva visita a la teoría crítica. Bernal: Editorial: Universidad Nacional de

Quilmes. 312 pp. (Colección Ciencia, Tecnología y Sociedad).

Feenberg, A. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In: NEDER, RicardoT. (Org.) Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de desenvolvimento Sustentável. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg, 3(1), (Série Cadernos), pp. 105-128. 2012.

Feenberg, A. Racionalização democrática, poder e tecnologia (2009). Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Neder, Ricardo T. (org.).

Feenberg, A. O que é Filosofia da Tecnologia? (2003). (Trad. Augustin Apaza e Daniel Durante P. Alves). In: Conferência “What is Philosophy of Technology, Japão: Komaba, 2003.

Freire, E. P. A. (2015a). Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas, Florianópolis, 16(32), pp. 391-411, set./dez.

Freire, E. P. A. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. (2015b). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 20(63), pp. 1033-1056, out./dez.

Freire, E. P. A. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. (2013a). (Tese de doutorado) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Freire, P. (2000). Pedagogia da Indignação – cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp.

Gil, Antônio Carlos.. Como elaborar projetos de pesquisa. (4. ed.). São Paulo: Atlas. 2008.

Klein, Danieli Regina et al. (2020). Tecnologia na educação: Evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. Educere - Revista da Educação, 20(2), pp. 279-299, jul./dez. 2020.

Licorish, Sherlock et al. (2017). “Go Kahoot!” Enriching classroom engagement, motivation and learning experience with games. Proceedings of the 25th International Conference on Computers in Education. New Zealand.

Pappano, Laura. The year of the MOOC. (2012, nov 2). The New York Times. Education. Recuperado de Massive Open Online Courses Are Multiplying at a Rapid Pace - The New York Times (nytimes.com).

Reese, D. M.; Dolansky, A.; Moore, S. M; Bolden, H.; Singh, M. K. Quality improvement education innovation: evaluation of Coursera MOOC ‘Take the Lead on Healthcare Quality Improvement’. Journal of Research in Nursing, 26(1–2), pp. 62–78. 2021.

Schcolnik, Miriam. A study of reading with dedicated e-readers. (2001). (Tese de doutorado). Graduate School of Computer Sciences and Information, Nova Southeastern University, Davie, Florida, Estados Unidos.

Souza, I. M. A.; Souza, L. V. A.. . O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades. 8, pp. 127-142. (2010).

Souza, F. E. R.; Cirani, C. B. S.; Storopoli, J. E.; Samara, C. P.. Ambientes virtuais de aprendizagem: Um estudo das melhores IES do mundo. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 25, n. 1, p. 57-84, jan./jun. 2020 .

Sued, Gabriela Elisa. Coursera y la plataformización de la educación: operación de mercados, datificación y gobernanza. (2022). Transdigital, 3(5), 1-24. Recuperado de https://doi.org/10.56162/transdigital95.

Tavares, Viviane Brunelly Araujo. Massive Open Online Courses (MOOCS): Nova tendência educacional. (Dissertação de mestrado). Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília, D.F.

Toschi, M. S. Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em /educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 19 p. 35-42.jan/jun 2005.

Downloads

Publicado

11.03.2024

Como Citar

Cavalcanti, A. M., da Silva, A. M., & Gama Filho, D. M. (2024). TECEDU: uma análise das ferramentas tecnológicas no contexto da educação. Exacta, e23272. https://doi.org/10.5585/2024.23272

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2