Modelo para Avaliação Ambiental em Sistemas Produtivos Industriais: Um Estudo de Caso em uma Indústria de Transformação de Plástico

Autores

  • Francine Comunello Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Larissa de Lima Trindade Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
  • Moacir Francisco Deimling Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.467

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, MAASPI, Intervenções Ambientais, Sustentabilidade.

Resumo

A temática ambiental está sendo discutida de forma acentuada no ambiente organizacional, uma vez que os consumidores e a sociedade, de modo geral, estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais. Nesse sentido, as empresas, especialmente as indústrias, buscam minimizar os impactos ambientais ocasionados pelos seus processos produtivos através de ações que conciliem o interesse econômico da organização com a preocupação ambiental. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar de que modo está sendo realizada a gestão ambiental do setor produtivo na Indústria Beta, de Chapecó (SC). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, a fim de aplicar o Modelo para Avaliação Ambiental em Sistemas Produtivos Industriais (MAASPI) no setor produtivo da Indústria Beta. Os resultados apresentaram as principais intervenções ambientais ocasionadas pelo processo produtivo da organização, em que se destacam as intervenções referentes ao consumo de energia elétrica, localização da fábrica e armazenagem das aparas. Como principais propostas apresentadas para minimizar os impactos ambientais negativos, apresentam-se: a instalação de telhas translúcidas no ambiente produtivo, estudo sobre eficiência energética, realização de testes das águas e do solo, construção de terminais de armazenagem de resíduos e implantação da pré-separação da matéria-prima. A realização das adequações sugeridas possibilita à Indústria Beta antever exigências ambientais legais, almejar certificações e selos ambientais e fortalecer sua imagem de ambientalmente correta com os colaboradores e a sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Comunello, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialização em andamento em Planejamento e Gestão Estratégica pela UNINTER.

Larissa de Lima Trindade, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

É doutoranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e bolsista Capes/Fulbright de Doutorado Sanduíche na Kent State University, Ohio, USA. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é Professora do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Moacir Francisco Deimling, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialização em Administração da Produção pela PUC-RS. Atualmente é Professor do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

01.04.2017

Como Citar

Comunello, F., Trindade, L. de L., & Deimling, M. F. (2017). Modelo para Avaliação Ambiental em Sistemas Produtivos Industriais: Um Estudo de Caso em uma Indústria de Transformação de Plástico. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(1), 87–106. https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.467

Edição

Seção

Artigos