Estudo sobre Variáveis Determinantes do Nível de Divulgação de Informações Voluntárias Ambientais

Autores

  • Juciléia Giacomin Faculdade Anglicana de Erechim - FAE.
  • Ernani Ott Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS,.
  • Tadeu Grando SOMAVE AGROINDUSTRIAL.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.628

Palavras-chave:

Fatores determinantes, Sustentabilidade, Nível de divulgação voluntária

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar as variáveis determinantes da divulgação voluntária de informações de caráter ambiental, de uma amostra de quarenta e sete companhias abertas listadas na B3 - Brasil Bolsa Balcão, e classificadas como de alto impacto ambiental, evidenciadas nos Relatórios de Sustentabilidade e Relatório da Administração, correspondentes ao exercício social de 2013. A pesquisa é aplicada quanto à sua natureza; quantitativa, quanto à abordagem do problema; descritiva e explicativa, quanto ao seu objetivo e documental, quanto ao procedimento técnico utilizado. Na primeira parte da análise apresenta-se uma análise descritiva dos dados evidenciados pelas companhias, e na segunda parte, considerando os resultados de estudos precedentes e contribuições de especialistas, foram testadas onze variáveis consideradas como possíveis fatores determinantes desta divulgação, mediante a utilização de análise de regressão linear múltipla. O nível de divulgação voluntária ambiental foi mensurado por meio de uma métrica contendo oito categorias e trinta e oito subcategorias, sugerida em estudo realizado por Rover, Borba e Murcia (2009). Os principais resultados obtidos no estudo indicam que as categorias mais evidenciadas pelas companhias se referiam aos impactos dos produtos e processos e às políticas ambientais. Tamanho da companhia, certificação ambiental e controle acionário foram confirmados como variáveis determinantes do nível de divulgação voluntária ambiental das companhias da amostra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciléia Giacomin, Faculdade Anglicana de Erechim - FAE.

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora Universitária nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade Anglicana de Erechim - FAE, Rio Grande do Sul.

Ernani Ott, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS,.

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidad de Deusto, Bilbau (Espanha). Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Rio Grande do Sul.

Tadeu Grando, SOMAVE AGROINDUSTRIAL.

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Gerente Geral da Somave Agroindustrial, Festor Financeiro e Operacional da Cooperativa do Alto Uruguai Catarinense. Professor da Universidade de Passo Fundo - UPF, Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

22.03.2018

Como Citar

Giacomin, J., Ott, E., & Grando, T. (2018). Estudo sobre Variáveis Determinantes do Nível de Divulgação de Informações Voluntárias Ambientais. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(1), 97–115. https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.628

Edição

Seção

Artigos