Estudo sobre Variáveis Determinantes do Nível de Divulgação de Informações Voluntárias Ambientais

Autores/as

  • Juciléia Giacomin Faculdade Anglicana de Erechim - FAE.
  • Ernani Ott Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS,.
  • Tadeu Grando SOMAVE AGROINDUSTRIAL.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.628

Palabras clave:

Fatores determinantes, Sustentabilidade, Nível de divulgação voluntária

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo verificar as variáveis determinantes da divulgação voluntária de informações de caráter ambiental, de uma amostra de quarenta e sete companhias abertas listadas na B3 - Brasil Bolsa Balcão, e classificadas como de alto impacto ambiental, evidenciadas nos Relatórios de Sustentabilidade e Relatório da Administração, correspondentes ao exercício social de 2013. A pesquisa é aplicada quanto à sua natureza; quantitativa, quanto à abordagem do problema; descritiva e explicativa, quanto ao seu objetivo e documental, quanto ao procedimento técnico utilizado. Na primeira parte da análise apresenta-se uma análise descritiva dos dados evidenciados pelas companhias, e na segunda parte, considerando os resultados de estudos precedentes e contribuições de especialistas, foram testadas onze variáveis consideradas como possíveis fatores determinantes desta divulgação, mediante a utilização de análise de regressão linear múltipla. O nível de divulgação voluntária ambiental foi mensurado por meio de uma métrica contendo oito categorias e trinta e oito subcategorias, sugerida em estudo realizado por Rover, Borba e Murcia (2009). Os principais resultados obtidos no estudo indicam que as categorias mais evidenciadas pelas companhias se referiam aos impactos dos produtos e processos e às políticas ambientais. Tamanho da companhia, certificação ambiental e controle acionário foram confirmados como variáveis determinantes do nível de divulgação voluntária ambiental das companhias da amostra.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juciléia Giacomin, Faculdade Anglicana de Erechim - FAE.

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora Universitária nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade Anglicana de Erechim - FAE, Rio Grande do Sul.

Ernani Ott, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS,.

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidad de Deusto, Bilbau (Espanha). Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Rio Grande do Sul.

Tadeu Grando, SOMAVE AGROINDUSTRIAL.

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Gerente Geral da Somave Agroindustrial, Festor Financeiro e Operacional da Cooperativa do Alto Uruguai Catarinense. Professor da Universidade de Passo Fundo - UPF, Rio Grande do Sul.

Publicado

2018-03-22

Cómo citar

Giacomin, J., Ott, E., & Grando, T. (2018). Estudo sobre Variáveis Determinantes do Nível de Divulgação de Informações Voluntárias Ambientais. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(1), 97–115. https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.628