Divulgação de informação na internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.373Palavras-chave:
Divulgação, Responsabilidade Social, Setor PúblicoResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas e nível de divulgação on-line de informação sobre responsabilidade social nos municípios portugueses. De forma a cumprir com os objetivo estipulado, procedeu-se à análise do conteúdo dos websites de 60 municípios portugueses que constituem a amostra, a fim de verificar a presença ou ausência de informação relativa a cada item por nós definido. Esta recolha de dados, no período julho a setembro de 2012, levou à criação de um índice de divulgação de informação total (IDT), que varia entre 0 e 1, e de quatro subíndices, permitindo assim analisar o grau de divulgação de cada município das quatro categorias de informação em geral e de cada categoria individualmente (informação genérica, económica, social e ambiental).
Utilizamos uma perspetiva conjunta e complementar das Teoria Institucional e da Legitimidade, no sentido de explicar a forma como os municípios em estudo, em resposta a pressões do seu meio envolvente adotam determinadas práticas de divulgação de informação sobre RS, para, desse modo, procurar legitimar-se perante a sociedade
Os resultados obtidos apontam para níveis de divulgação médios na maioria dos índices analisados. O Índice de Divulgação Total de informação sobre responsabilidade social apurado foi de 0,46. Para cada categoria de informação ou subíndice, aquele que apresentou um valor mais alto foi na categoria de informação ambiental, com 0,66, seguindo-se as categorias de informação social e ambiental (com 0,61 e 0,36, respetivamente). Verificamos que os municípios de maior tamanho, localizados no litoral, caraterizados como urbanos, que implementam a Agenda 21 Local e onde existe competição política, são aqueles que tendem a apresentar maiores níveis de divulgação para todos os Índices.