Divulgação de informação na internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses

Autores

  • Verónica Ribeiro Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Campus do IPCA, 4750-810 Barcelos Portugal
  • Sónia Monteiro Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Campus do IPCA, 4750-810 Barcelos Portugal
  • Ana Moura Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Campus do IPCA, 4750-810 Barcelos Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.373

Palavras-chave:

Divulgação, Responsabilidade Social, Setor Público

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas e nível de divulgação on-line de informação sobre responsabilidade social nos municípios portugueses. De forma a cumprir com os objetivo estipulado, procedeu-se à análise do conteúdo dos websites de 60 municípios portugueses que constituem a amostra, a fim de verificar a presença ou ausência de informação relativa a cada item por nós definido. Esta recolha de dados, no período julho a setembro de 2012, levou à criação de um índice de divulgação de informação total (IDT), que varia entre 0 e 1, e de quatro subíndices, permitindo assim analisar o grau de divulgação de cada município das quatro categorias de informação em geral e de cada categoria individualmente (informação genérica, económica, social e ambiental).

Utilizamos uma perspetiva conjunta e complementar das Teoria Institucional e da Legitimidade, no sentido de explicar a forma como os municípios em estudo, em resposta a pressões do seu meio envolvente adotam determinadas práticas de divulgação de informação sobre RS, para, desse modo, procurar legitimar-se perante a sociedade

Os resultados obtidos apontam para níveis de divulgação médios na maioria dos índices analisados. O Índice de Divulgação Total de informação sobre responsabilidade social apurado foi de 0,46. Para cada categoria de informação ou subíndice, aquele que apresentou um valor mais alto foi na categoria de informação ambiental, com 0,66, seguindo-se as categorias de informação social e ambiental (com 0,61 e 0,36, respetivamente). Verificamos que os municípios de maior tamanho, localizados no litoral, caraterizados como urbanos, que implementam a Agenda 21 Local e onde existe competição política, são aqueles que tendem a apresentar maiores níveis de divulgação para todos os Índices.

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Biografia do Autor

Verónica Ribeiro, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Campus do IPCA, 4750-810 Barcelos Portugal

Professora Coordenadora no Instituto Politécnico do Cávado e do AveDoutorada em Ciências Empresariais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)Coordenadora da Pós graduação em Contabilidade de  Gestão e Estratégia Empresarial. Membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA

Sónia Monteiro, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Campus do IPCA, 4750-810 Barcelos Portugal

Professora Coordenadora no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Superior de Gestão, Departamento de Contabilidade e Fiscalidade,Doutorada em Ciências Empresariais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) Autora do livro “Manual de Contabilidade Financeira” (2013), Vida Económica. Membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA. Diretora do mestrado em Fiscalidade. 

Ana Moura, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão, Campus do IPCA, 4750-810 Barcelos Portugal

Mestre em Contabilidade e Finanças pelo IPCA Formadora no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Superior de Gestão Inspetora Tributária

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Publicado

09.05.2018

Como Citar

Ribeiro, V., Monteiro, S., & Moura, A. (2018). Divulgação de informação na internet sobre Responsabilidade Social – Evidência Empírica nos Municípios Portugueses. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(2), 185–209. https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.373

Edição

Seção

Artigos