Educação para a Sustentabilidade: Um Olhar à Luz dos Valores Pessoais e da Motivação

Autores

  • Ana Claudia da Rosa
  • Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga
  • Vania de Fátima Barros Estivalete
  • Suelen Geíse Telocken

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i3.869

Palavras-chave:

Educação para a Sustentabilidade, Valores Pessoais, Motivação.

Resumo

Inserida na Educação para a Sustentabilidade, a pesquisa apresentou natureza qualitativa e caráter descritivo, tendo por objetivo investigar como se configuram os valores pessoais, a motivação e conhecimentos específicos sobre a sustentabilidade, segundo a percepção de cinco docentes de um Curso de Administração de uma universidade pública brasileira. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo definidas as categorias a priori para as entrevistas por meio da adaptação do Questionário de Perfis de Valores de Tamayo e Porto (2009), da Escala de Motivação no Trabalho proposta por Gagné, Forest, Gilbert, Aubé e Morin (2010) e questionamentos acerca dos conhecimentos específicos sobre sustentabilidade. Evidenciou-se que de modo geral os docentes: buscam utilizar técnicas inovadoras em suas disciplinas, acreditam que são bem vistos pela sociedade, preocupam-se com os indivíduos que convivem e com a instabilidade da sociedade, sentem-se realizados e identificam-se com sua profissão, acham importante e procuram trazer a sustentabilidade em suas disciplinas e já realizaram pesquisas com a temática sustentabilidade. Como limitações da pesquisa citam-se a realização de entrevistas com apenas cinco docentes de um Curso de Administração, assim sugere-se a ampliação do estudo, com ampliação da amostra e em outros cursos e áreas do conhecimento.

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Publicado

13.09.2018

Como Citar

Rosa, A. C. da, Madruga, L. R. da R. G., Estivalete, V. de F. B., & Telocken, S. G. (2018). Educação para a Sustentabilidade: Um Olhar à Luz dos Valores Pessoais e da Motivação. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(3), 421–436. https://doi.org/10.5585/geas.v7i3.869

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