Análise do Espaço Público, por meio de Variáveis Climáticas, na Zona Central de Cidade do Norte do Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
Objetivo: Diagnosticar e analisar quatro variáveis principais da ambiência urbana na zona central de Passo Fundo, sendo elas temperatura, velocidade do vento, umidade e ruído ambiente.
Metodologia: A metodologia consistiu, inicialmente, na definição de três áreas centrais da cidade (uma com vegetação e duas pavimentadas). A medição das variáveis foi realizada nos turnos da manhã e da tarde, com metade das amostragens, sendo feitas na sombra e a outra metade com exposição ao sol. Sobre cada área foram preenchidas fichas bioclimáticas para caracterização.
Originalidade/Relevância: Além da análise apresentada ser uma proposta dentro da teoria bioclimática, a avaliação de espaços, como praças e vias permite que outros elementos da infraestrutura local complementem e gerem o conforto necessário para todos os habitantes.
Principais resultados: Nas áreas pavimentadas existe maior concentração de calor e som, tanto no período da manhã, quanto no período da tarde. Além disso, a umidade é maior na área com vegetação e a medição do vento não apresentou um padrão como os demais itens avaliados.
Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa comprovou a importância das áreas verdes na cidade, tanto pelo equilíbrio climático, quanto pela existência de pontos com melhor ambiente urbano para a população.
Conclusão: Considerando características de ambiência urbana no espaço público, sua importância para o conforto e também sua relação com o planejamento urbano, este trabalho avaliou o microclima existente em três locais pré-estabelecidos na cidade de Passo Fundo, localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13762
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Rev. Gest. Ambient. Sustentabilidade
Journal of Environmental Management & Sustainability
Rev. Gest. Ambient. Sustentabilidade ©2022 Todos os direitos reservados.
Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional