Sustentabilidade e Gestão de Instituições de Ensino Superior: Análise da Produção Científica
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13763Palavras-chave:
Universidades. Gestão Socioambiental. Estudo Bibliométrico.Resumo
Objetivo do estudo: É analisar a evolução das publicações científicas acerca do tema gestão socioambiental e sustentabilidade, na prática das Instituições de Ensino Superior (IES).
Metodologia/abordagem: Utilizou-se o método ProKnow-C para seleção do portfólio bibliográfico e análise bibliométrica. O período de investigação foi de 2002 a início de 2017.
Originalidade/Relevância: Em virtude da importância que a temática da sustentabilidade vem alcançando nos últimos anos, a gestão socioambiental surge como um caminho para as organizações demonstrarem, em suas políticas e práticas, o compromisso perante a sociedade e o meio ambiente. Nesse contexto, as IES precisam servir de exemplo devido ao seu papel como formadoras de opinião. Em face do exposto, o objetivo do estudo demostra relevância.
Principais resultados: Foi selecionado um portfólio bibliográfico de 40 artigos, onde os periódicos Journal of Cleaner Production e International Journal of Sustainability in Higher Education receberam destaque. Observou-se um incremento significativo no número de citações dos artigos do portfólio bibliográfico nos últimos cinco anos analisados.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados do estudo auxiliam o pesquisador na escolha de referencial teórico de qualidade e reconhecido cientificamente.
Conclusão: Como recomendação para trabalhos futuros, sugere-se aplicar a próxima fase do método ProKnow-C, denominada análise sistêmica, examinando o conteúdo dos artigos do portfólio bibliográfico evidenciados nesta pesquisa.
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Copyright (c) 2019 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS

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