Sustentabilidade e Gestão de Instituições de Ensino Superior: Análise da Produção Científica

Autores

  • Anne Vanessa Henchen Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rosamaria Moura-Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Carlos Jesus Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13763

Palavras-chave:

Universidades. Gestão Socioambiental. Estudo Bibliométrico.

Resumo

Objetivo do estudo: É analisar a evolução das publicações científicas acerca do tema gestão socioambiental e sustentabilidade, na prática das Instituições de Ensino Superior (IES).


Metodologia/abordagem: Utilizou-se o método ProKnow-C para seleção do portfólio bibliográfico e análise bibliométrica. O período de investigação foi de 2002 a início de 2017.

Originalidade/Relevância: Em virtude da importância que a temática da sustentabilidade vem alcançando nos últimos anos, a gestão socioambiental surge como um caminho para as organizações demonstrarem, em suas políticas e práticas, o compromisso perante a sociedade e o meio ambiente. Nesse contexto, as IES precisam servir de exemplo devido ao seu papel como formadoras de opinião. Em face do exposto, o objetivo do estudo demostra relevância.

Principais resultados: Foi selecionado um portfólio bibliográfico de 40 artigos, onde os periódicos Journal of Cleaner Production e International Journal of Sustainability in Higher Education receberam destaque.  Observou-se um incremento significativo no número de citações dos artigos do portfólio bibliográfico nos últimos cinco anos analisados.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados do estudo auxiliam o pesquisador na escolha de referencial teórico de qualidade e reconhecido cientificamente.

Conclusão: Como recomendação para trabalhos futuros, sugere-se aplicar a próxima fase do método ProKnow-C, denominada análise sistêmica, examinando o conteúdo dos artigos do portfólio bibliográfico evidenciados nesta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Vanessa Henchen, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda do curso de Administração da Escola de Administração e Negócios - UFMSBolsista de Iniciação Científica - FUNDECT

Rosamaria Moura-Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Escola de Administração e Negócios - UFMS

José Carlos Jesus Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Escola de Administração e Negócios - UFMS

Publicado

30.04.2019

Como Citar

Henchen, A. V., Moura-Leite, R., & Lopes, J. C. J. (2019). Sustentabilidade e Gestão de Instituições de Ensino Superior: Análise da Produção Científica. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(1), 38–60. https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13763

Edição

Seção

Artigos