Sustentabilidade e Gestão de Instituições de Ensino Superior: Análise da Produção Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13763

Palavras-chave:

Universidades. Gestão Socioambiental. Estudo Bibliométrico.

Resumo

Objetivo do estudo: É analisar a evolução das publicações científicas acerca do tema gestão socioambiental e sustentabilidade, na prática das Instituições de Ensino Superior (IES).


Metodologia/abordagem: Utilizou-se o método ProKnow-C para seleção do portfólio bibliográfico e análise bibliométrica. O período de investigação foi de 2002 a início de 2017.

Originalidade/Relevância: Em virtude da importância que a temática da sustentabilidade vem alcançando nos últimos anos, a gestão socioambiental surge como um caminho para as organizações demonstrarem, em suas políticas e práticas, o compromisso perante a sociedade e o meio ambiente. Nesse contexto, as IES precisam servir de exemplo devido ao seu papel como formadoras de opinião. Em face do exposto, o objetivo do estudo demostra relevância.

Principais resultados: Foi selecionado um portfólio bibliográfico de 40 artigos, onde os periódicos Journal of Cleaner Production e International Journal of Sustainability in Higher Education receberam destaque.  Observou-se um incremento significativo no número de citações dos artigos do portfólio bibliográfico nos últimos cinco anos analisados.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados do estudo auxiliam o pesquisador na escolha de referencial teórico de qualidade e reconhecido cientificamente.

Conclusão: Como recomendação para trabalhos futuros, sugere-se aplicar a próxima fase do método ProKnow-C, denominada análise sistêmica, examinando o conteúdo dos artigos do portfólio bibliográfico evidenciados nesta pesquisa.

Downloads

Biografia do Autor

Anne Vanessa Henchen, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda do curso de Administração da Escola de Administração e Negócios - UFMSBolsista de Iniciação Científica - FUNDECT

Rosamaria Moura-Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Escola de Administração e Negócios - UFMS

José Carlos Jesus Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Escola de Administração e Negócios - UFMS

Publicado

30.04.2019

Como Citar

Henchen, A. V., Moura-Leite, R., & Lopes, J. C. J. (2019). Sustentabilidade e Gestão de Instituições de Ensino Superior: Análise da Produção Científica. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(1), 38–60. https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13763

Edição

Seção

Artigos
Crossref
4
Scopus
0
Ángeles Longarela-Ares, Estefanía Mourelle, Carmen Gago-Cortés (2021)
Financial Management and Risk Analysis Strategies for Business Sustainability. Advances in Finance, Accounting, and Economics, 83.
10.4018/978-1-7998-7634-2.ch005
NATANAEL CHARLES DA SILVA, MAGNÓLIA FERNANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO (2023)
EDUCATION FOR SUSTAINABILITY IN THE FINAL PAPERS OF A BIOLOGY BACHELOR DEGREE COURSE IN THE AMAZON REGION OF PARÁ. Educação em Revista, 39,
10.1590/0102-469840382t
NATANAEL CHARLES DA SILVA, MAGNÓLIA FERNANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO (2023)
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE. Educação em Revista, 39,
10.1590/0102-469840382
Cristiane Alves da Silva Moura, Maria da Silva Santos Romano, Leonardo Francisco Figueiredo Neto, Pedro Pereira Borges (2024)
Práticas sustentáveis em instituições federais de ensino a partir do relatório de auditoria interna: o caso do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Dourados. Caderno Pedagógico, 21(7), e5428.
10.54033/cadpedv21n7-031
Citations
  • Citation Indexes: 3
Captures
  • Readers: 38
Métricas
  • Resumo 644
  • PDF (English) 270
  • | PDF (Português) 479