Análise Bibliométrica de Estudos Comparativos entre a Construção Convencional e a Pré-fabricada por meio da ACV

Autores

  • Valéria Mayumi Kushima Ramos Universidade Federal do Paraná
  • Adriana de Paula Lacerda Santos Universidade Federal do Paraná
  • Marcell Mariano Corrêa Maceno Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13765

Palavras-chave:

Comparativo. Construção convencional. Pré-fabricada. Avaliação do Ciclo de Vida. Impacto ambiental.

Resumo

Objetivo: O artigo tem como objetivo identificar e caracterizar estudos comparativos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) entre sistemas construtivos convencionais e pré-fabricados.

Metodologia: Foi realizada uma análise bibliométrica com as etapas de formulação da pergunta, definição de estratégia, seleção de estudos, coleta e análise de dados, resultados e conclusões.

Relevância: A indústria da construção civil é responsável por consideráveis impactos ambientais desde a extração das matérias-primas até a demolição. Com o uso da ACV, é possível identificar os principais causadores e mitigar suas consequências ambientais.

Resultados: Os estudos concentram-se na Europa e na Ásia, predominando avaliações de aquecimento global (emissões de CO2) e de consumo energético pré-operacionais da construção. Quanto aos maiores usos no desenvolvimento da ACV se destacaram: o software SimaPro, a base de dados Ecoinvent e os métodos IPCC, IMPACT 2002+ e TRACI. Verificou-se a vantagem da pré-fabricação, no entanto, não é possível generalizar devido à grande variabilidade entre os valores encontrados.

Contribuições: Este artigo permitiu identificar lacunas de estudo a serem exploradas, o panorama atual de pesquisa na área e as principais definições relacionadas a estudos de ACV para construção civil (ex. software, base de dados, método).

Conclusão: O termo “construção convencional” possui um significado diferente para cada país, portanto, cabe descrever detalhadamente a composição dos processos construtivos. Ainda, ressalta-se a importância de um escopo estruturado para estudos comparativos de ACV, com a declaração dos critérios adotados, a descrição do cenário em que está inserido e o uso de parâmetros consistentes para resultados confiáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Mayumi Kushima Ramos, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Gestão da Construção Civil

Adriana de Paula Lacerda Santos, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto IV.Atua na área de Engenharia de Produção e Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Produto e Gestão de Processos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e controle da produção, empreendedorismo e inovação tecnológica.

Marcell Mariano Corrêa Maceno, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto I pela UFPR no curso de Engenharia de Produção na área de gestão ambiental/ Química e Materiais.

Publicado

30.04.2019

Como Citar

Ramos, V. M. K., Santos, A. de P. L., & Maceno, M. M. C. (2019). Análise Bibliométrica de Estudos Comparativos entre a Construção Convencional e a Pré-fabricada por meio da ACV. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(1), 81–99. https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13765

Edição

Seção

Artigos