Sustentabilidade em organizações públicas: estudo de uma instituição federal de ensino brasileira

Autores

  • Dalva Maria Righi Dotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Thiago Schirmer Feltrin Feltrin Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriele Carine Menezes Denardin Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcio de Medeiros Ruiz de Medeiros Ruiz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1090

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), organizações públicas. Instituição Federal de Ensino.

Resumo

Objetivo do estudo: verificar a efetividade das ações do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal de Santa Maria na comunidade acadêmica, através da percepção de seus colaboradores e alunos.  

Metodologia/abordagem: pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa.

Originalidade/relevância: a importância deste estudo concentra-se na perspectiva de contribuir com informações para subsidiar a adequação do PLS da Universidade e, também, para a ampliação da prática de ações sustentáveis.

Principais resultados: os resultados apontaram como principal ponto negativo o desconhecimento de um percentual elevado de pesquisados sobre o PLS existente na Instituição e, também, da webpage em que são divulgadas as ações já realizadas e as ações previstas na temática ambiental. Porém, a grande maioria afirma ser importante praticar ações sustentáveis e considera relevante o tema, o que possibilita a exploração dessa tendência positiva de aceitação e participação da comunidade acadêmica para ampliar ações ambientalmente corretas nesta Instituição.

Contribuições teóricas/metodológicas: considerando a importância de incluir práticas sustentáveis nas organizações, destacadamente as de caráter público, os resultados do estudo podem ser utilizados por outras organizações públicas, no intuito de que as práticas e os projetos desenvolvidos estejam alinhados com a sustentabilidade.

Conclusão: a sustentabilidade nas organizações públicas tem sido praticada de forma mais abrangente com ações que englobam a racionalização do uso de materiais e serviços e, além disso, observa-se um avanço na legislação brasileira com regramento referente a sustentabilidade para uma atuação proativa, com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos e proporcionar benefícios para a sociedade.

Palavras chave: Sustentabilidade. Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), organizações públicas. Instituição Federal de Ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Maria Righi Dotto, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Ciências Sociais e Humanas

Thiago Schirmer Feltrin Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em AdministraçãoCentro de Ciências Sociais e Humanas

Adriele Carine Menezes Denardin, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em AdministraçãoCentro de Ciências Sociais e Humanas

Lúcio de Medeiros Ruiz de Medeiros Ruiz, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em AdministraçãoCentro de Ciências Sociais e Humanas

Downloads

Publicado

23.08.2019

Como Citar

Dotto, D. M. R., Feltrin, T. S. F., Denardin, A. C. M., & Ruiz, L. de M. R. de M. (2019). Sustentabilidade em organizações públicas: estudo de uma instituição federal de ensino brasileira. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(2), 235–259. https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1090

Edição

Seção

Artigos