As barreiras e perspectivas para geração de energia elétrica por painéis solares fotovoltaicos na matriz energética brasileira

Autores

  • Georges Naguib Girgis Elgamal PPGA em Administração/Centro universitário FEI
  • Jacques Demajorovic Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana - FEI, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.17157

Palavras-chave:

Energia fotovoltaica, Incentivos fiscais, Políticas públicas.

Resumo

Objetivo do estudo: esta pesquisa tem como objetivo identificar os desafios e as oportunidades para a expansão da geração de energia elétrica por células solares fotovoltaicas em larga escala no Brasil.

Metodologia/abordagem: a metodologia inclui entrevistas em profundidade com múltiplos stakeholders, incluindo representantes das indústrias, do setor público, academia e organizações não governamentais.

Originalidade/Relevância: Apesar do progresso nas políticas públicas para incorporar novas medidas para fomentar o uso de energia solar fotovoltaica, os resultados ainda são bastante reduzidos. Portanto, a principal contribuição desta pesquisa é ajudar a compreender as principais razões para o baixo nível de participação no uso de energia solar fotovoltaica na matriz energética brasileira.

Principais resultados: uma combinação favorável de políticas públicas, incluindo subsídios e financiamentos, foi fundamental para o crescimento da energia solar nos países estudados. No Brasil, no entanto, as políticas públicas são fragmentadas e incompletas, pois os mecanismos de financiamento e as baixas taxas de juros de longo prazo para os fabricantes, investidores e consumidores são insuficientes para ampliar significativamente o uso dessa alternativa.

Contribuições teóricas/metodológicas: a ausência de uma visão estratégica do governo e do setor empresarial dificulta a expansão do uso de energia solar no Brasil, impedindo que o país se beneficie de suas vantagens comparativas neste segmento.

Conclusão: Entre as oportunidades perdidas pelo país destacam-se os empregos gerados na cadeia produtiva e sua contribuição para a inclusão social e a redução de impactos ambientais quando comparados aos sistemas tradicionais de geração de energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georges Naguib Girgis Elgamal, PPGA em Administração/Centro universitário FEI

Mestre em Administração/Centro Universitário FEI

Jacques Demajorovic, Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana - FEI, São Paulo

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenador do Curso e professor titular do Centro Universitário Senac. Foi coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental (2001-2003) e do curso de Bacharelado em administração da Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental e professor do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão do Centro Unviersitário Senac (2003-2009). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário da FEI . Atua desde 1990 na área ambiental desenvolvendo projetos nas áreas de resíduos sólidos, ecoeficiência, planejamento e gestão ambiental. É autor dos seguintes livros: sociedade de risco e responsabilidade socioambiental: perspectivas para a educação corporativa, Modelos e ferramentas de gestão ambiental:desafios e perspectivas para as organizações e Coleta seletiva com inclusão social. Em 2012, foi vencedor do Prêmio Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade pela inserção da sustentabilidade nos cursos de gradauação em Administração. (Texto informado pelo autor)

Publicado

06.05.2020

Como Citar

Elgamal, G. N. G., & Demajorovic, J. (2020). As barreiras e perspectivas para geração de energia elétrica por painéis solares fotovoltaicos na matriz energética brasileira. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 9(1), e17157. https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.17157

Edição

Seção

Artigos