Editorial - Arborização urbana: elemento essencial das cidades sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v11i2.23124

Palavras-chave:

Arborização urbana, Florestas urbanas, Gestão ambiental, Cidades verdes e sustentáveis

Resumo

Atualmente, mais de 55% da população global vive em áreas urbanas e a tendência é de que essas áreas se expandam consideravelmente nas próximas décadas. O histórico de ocupação dessas áreas e a rapidez com que esse processo ocorreu, trazem uma série de desafios e oportunidades para o desenvolvimento de cidades saudáveis, resilientes e sustentáveis. Neste sentido, é premente que os ecossistemas urbanos se tornem objeto de estudo dos pesquisadores e as informações geradas sejam utilizadas para o bom planejamento e gestão cidades. 

Para contribuir com esse processo, esta edição da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Revista GeAS) traz alguns dos trabalhos submetidos ao Congresso Brasileiro e Ibero-Americano de Arborização Urbana, evento anualmente idealizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). Em 2021, em função da pandemia de COVID-19, o evento foi realizado integralmente no formato virtual, durante o período de 03 a 06 de outubro, e reuniu alguns dos mais reconhecidos profissionais do mundo nessa área temática.

Os trabalhos desta edição especial ajudarão os esforços local, nacional e global de utilizar as florestas urbanas para atingir as metas de desenvolvimento sustentável (ONU), fornecendo informações valiosas para pesquisadores de diversas áreas, entidades e organizações profissionais, gestores e tomadores de decisão. Eles abordaram desde diagnósticos regionais e locais da arborização urbana, as análises de risco de queda, imunidade de corte e segurança pública.

Esperamos que esta seleção de artigos seja útil para subsidiar novos estudos e incentivar a compreensão das florestas urbanas, visando o planejamento de cidades mais verdes e sustentáveis. Desejamos a todos uma boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

07.11.2022

Como Citar

Aoki, C., & Kitaura, M. J. (2022). Editorial - Arborização urbana: elemento essencial das cidades sustentáveis. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 11(2), e23124. https://doi.org/10.5585/geas.v11i2.23124