A estratégia das “Superilles” em Barcelona, Espanha
planejamento centrado nas pessoas
DOI:
https://doi.org/10.5585/2024.25795Palavras-chave:
superilla, Barcelona, mobilidade, espaços livres, políticas públicasResumo
Objetivo do Estudo: Apresentar e investigar os impactos de uma estratégia inovadora denominada superilla, implantada na cidade de Barcelona (Espanha).
Metodologia: A pesquisa está dividida em duas etapas: i) Exploração teórica do conceito de superilla e de seus princípios sustentáveis (prioridade dos pedestres, diminuição do tráfego de veículos, mobilidade urbana, criação de espaços livres e áreas verdes, mobiliário urbano, diminuição da poluição do ar, entre outros) e ii) Análise dos impactos da superilla implantados na cidade de Barcelona, por meio dos estudos de caso: PobleNou e Sant Antoní.
Originalidade/Relevância: Ainda que a estratégia das superilles em Barcelona representem um marco para a sustentabilidade, há uma escassez de discussões sobre o assunto no contexto brasileiro.
Principais Resultados: O estudo delineou as fases de implantação das superilles e ressaltou seis pontos-chave da intervenção, como: i) hierarquia modal; ii) questão regional, iii) articulação entre projetos; iv) participação popular, v) modelo exportável e vi) renaturalização da cidade.
Contribuições: Esta pesquisa tem como foco investigar os processos ocorridos na intervenção urbana das superilles tornando seu entendimento mais aprofundado e divulgando tal processo no Brasil, de forma a contribuir para a divulgação de novas estratégias urbanas.
Downloads
Referências
Agência de Saúde Pública de Barcelona (2022). Avaluació de la qualitat de l’aire a la ciutat de Barcelona 2021. https://www.aspb.cat/wp-content/uploads/2021/07/Informe_qualitat-aire-2021_221124.pdf
Aguiar, L. (2017). Barcelona cria “superilhas” para tirar carros das ruas e reduzir poluição. BBC Brasil, 2017. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-39036637
Ajuntament de Barcelona. (2023a). El pacto.www.barcelona.cat/mobilitat/es/quienes-somos/organos-de-participacion/pacto-por-la-movilidad
Ajuntament de Barcelona. (2023b) Superilla del Poblenou. https://ajuntament.barcelona.cat/superilles/ca/content/poblenou
Ajuntament de Barcelona. (2018). Pla d´acció per a l´àmbit de superilles de Sant Antoni.https://ajuntament.barcelona.cat/superilles/sites/default/files/pla_accio_superilles_santantoni.pdf
Alegre, P. (2017a). Entrevista a Jordi Campins, presidente de la Plataforma d'Afectats per la superilla del Poblenou. https://metropoliabierta.elespanol.com/quien-hace-barcelona/entidades/entrevista-superilla-poblenou-matrix_660_102.html
Alegre, P. (2017b). Entrevista a Carlos Peña, portavoz del Col·lectiu Superillla del Poblenou. https://metropoliabierta.elespanol.com/sant-marti/20170707/la-superilla-hace-la-ciudad-mas-amable-respirable-sostenible/229477109_0.html
Archdaily. (2020) Praça Superilla de Sant Antoni / Leku Studio. ArchDaily Brasil. https://www.archdaily.com.br/br/938818/praca-superilla-de-sant-antoni-leku-studio
Barata, A. F. (2018) Do micro ao macro. Urbanismo tático para transformação de espaços públicos. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Prourb, 2018.
Baratto, R. (2013). Barcelona no caminho para baixar em 30% a circulação de carros. ArchDaily Brasil. https://www.archdaily.com.br/br/01-134169/barcelona-no-caminho-para-baixar-em-30-percent-a-circulacao-de-carros
Barros, F. S. (2017). Sustentabilidade urbana: análise do bairro da Liberdade em Campina Grande – PB. GeoTextos, 13(2), 112-129.
Blanchar, C. (2021). Barcelona: del tráfico a la movilidad. El País. elpais.com/espana/catalunya/2021-01-01/barcelona-del-trafico-a-la-movilidad.html
Boletín Oficial Del Estado [BOE] (2003). Ley 9/2003. Comunidad Autónoma de Cataluña. https://www.boe.es/buscar/pdf/2003/BOE-A-2003-14191-consolidado.pdf
Bolund, P., & Hunhammar, S. (1999). Ecosystem services in urban areas. Ecological Economics, 29(2), 293-301. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0921800999000130
Brenner, N. (2016) Seria o “urbanismo tático” uma alternativa ao urbanismo neoliberal? E-metroppolis – Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais 7(27), 6-18. http://emetropolis.net/system/artigos/arquivo_pdfs/000/000/201/original/emetropolis27_capa.pdf?1485998522
Certeau, M. de (1999). The practice of everyday life. Berkley: University of California Press, 1999.
Clement, G. (2017). El jardin em movimento. Barcelona: Gustavo Gili.
Comissão Obrera Nacional de Catalunya [CCOO] (2005). Ley de Movilidad de Catalunya 13 de Junio de 2003. https://istas.net/descargas/Lloren%C3%A7%20Serrano%20i%20Gimenez.%20Opini%C3%B3n%20CCOO%20Ley%209-2003%20de%20la%20movilidad%20de%20Catalunya.pdf
Deakin, M., & Allwinkle, S. (2007). Urban regeneration and sustainable communities: the role of networks, innovation, and creativity in building successful partnerships. Journal of Urban Technology, 14(1), 77-91. https://www.researchgate.net/publication/232888042_Urban_Regeneration_and_Sustainable_Communities_The_Role_of_Networks_Innovation_and_Creativity_in_Building_Successful_Partnerships
Departament D'estadística I Difusió De Dades. (2022). Estadistiques_per_temes. Ajuntament de Barcelona. https://ajuntament.barcelona.cat/estadistica/castella/Estadistiques_per_temes/Poblacio_i_demografia/Poblacio/Xifres_oficials_poblacio/a2022/sexe/barri.htm.
El Periodico (2023). La fiscalía archiva la investigación sobre las 'superilles' del Eixample. El Periodico. https://www.elperiodico.com/es/barcelona/20230217/fiscalia-archiva-denuncia-superilles-barcelona-83102547
Fontes, A. S.; Pina, J. P.; Paiva, L. M. de (2020) Urbanismo Tático: X ações para transformar cidades. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ.
Fontes, A. S. et. al. (2018) Táticas cidadãs para ativação de áreas subutiulizadas: o caso das hortas comunitárias do Rio de Janeiro. Arq. Urb, v.23, p.147-169.
Gehl Institute. (2017). A Mayor’s Guide to Public Life. https://www.micd.org/wp-content/uploads/2018/01/MAYORS_GUIDE_Complete.pdf
Leite, C. (2012). Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre, Bookman.
Lydon, M. & Garcia, A. (2015). Tactical urbanismo: short-term action for long-term change. Nova York: Island Press.
Mas, J. G. (2022) La contaminación atmosférica en la ciudad. Barcelona Metropolis. https://www.barcelona.cat/metropolis/es/contenidos/la-contaminacion-atmosferica-en-la-ciudad
Montaner, J. M. (2023). Lawfare Urbano: ofensiva judicial contra la Barcelona de Ada Colau. Barcelona: Icaria Editorial.
Montaner, J. M. (2020). Superilles, eixos verds i model de ciutat. Ara. https://www.ara.cat/opinio/superilles-eixos-verds-model-ciutat_129_1015854.html
Newman, P., & Jennings, I. (2008). Cities as sustainable ecosystems: principles and practices. Washington: Island Press. https://parfikh.files.wordpress.com/2012/01/cities-as-sustainable-ecosystem.pdf
Palenzuela, S. R. (2007). Barcelona, cuidad mediterranea, compacta y compleja. Una visión de futuro más sostenible. Barcelona: Ajuntament de Barcelona, 2007.
Podjapolskis, R. (2017). Supermanzanas Bajo Sospecha: El proyecto de Superislas para Ensanche frente a su alternativa. IX Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, Barcelona-Bogotá.
Sassen, S. (2014) Complex and incomplete. Spaces for tactical urbanismo. In Gadanho, P. (ed). Uneven growth: tactical urbanisms for expanding megacities. Nova York: MoMA, p. 40-47.
United Nations Development [UNDP]. The SDGS in Action. https://www.undp.org/sustainable-development-goals?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAg9urBhB_EiwAgw88mQMnZCL7WteBJ-S2j3T__IS6HYiXzFEq5KTjsadudeI3K9f_f5hEfxoCN5YQAvD_BwE
WRI Cidades. (2017). Afinal, o que são ruas completas? WRI Cidades. http://wricidades.org/noticia/afinal-o-que-sao-ruas-completas
Zavestoski, S., & Agyeman, J. (2015). Complete streets: what is missing? In S. Zavestoski, & J. Agyeman (Eds.). Incomplete streets: processes, practices, possibilities. New York: Routledge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geise Brizotti Pasquotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.