Financiamento de Carbono no Mundo e no Brasil: um Estudo sobre Financiadores, Fundos de Investimentos e Índices de Sustentabilidade Ambiental em Prol de uma Economia de Baixo Carbono

Autores

  • André Luis Souza Professor Efetivo e Pesquisador do Instituto Federal da Bahia - IFBA, do Curso de Bacharelado em Administração.
  • José Célio Andrade rofessor Associado II do Departamento de Estudos Organizacionais da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
  • Guineverre Alvarez Doutoranda em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Nalini Santos Graduanda em Administração do Instituto Federal da Bahia - IFBA.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.71

Palavras-chave:

Financiamento de Carbono, Mudanças Climáticas, Economia de Baixo Carbono, Índices de Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi estudar e discutir os principais atores e iniciativas públicas e privadas de financiamento do carbono em prol de uma economia de baixo carbono no mundo e no Brasil. Para tal realizou-se um estudo exploratório de natureza bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa e descritiva, feita por meio de pesquisas em periódicos, documentos oficiais, relatórios e livros nacionais e internacionais. A pesquisa indicou que finanças climáticas têm contribuído para criação de oportunidades de negócios e instrumentos de mercados em prol de uma economia de baixo carbono no mundo e no Brasil, principalmente com a criação de índices de sustentabilidade no mercado financeiro, provocando o surgimento de fundos de investimentos referenciados. Por outro lado, ainda é incipiente a configuração de iniciativas voltadas para o financiamento de ações para a transição para uma economia de baixo carbono no Brasil, principalmente para o desenvolvimento de projetos de redução de emissão de GEE, sendo as principais instituições que se destacam no país a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Souza, Professor Efetivo e Pesquisador do Instituto Federal da Bahia - IFBA, do Curso de Bacharelado em Administração.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2007). Especialista em Finanças Empresariais pela Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração (2009). Mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia, NPGA (2011). Doutorando em Engenharia da Produção, pela Universidade Federal da Bahia, PEI (2012-Atual). Atualmente é Professor Efetivo e Pesquisador do Instituto Federal da Bahia - IFBA, do Curso de Bacharelado em Administração. Membro da Comissão de Assuntos Relacionados à Contabilidade Social e Ambiental do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA). Ex-Coordenador Adjunto do Curso de Administração do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE. Ex-Coordenador Executivo do Curso de Extensão em Responsabilidade Social Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável do CIAGS/UFBA para servidores da PETROBRAS. Pesquisador integrante do grupo de pesquisa LABMUNDO (Laboratório de Análise Política Mundial)/NPGA-Núcleo de Pós-Graduação em Administração. Pesquisador integrante do grupo de pesquisa que Estuda Desenvolvimento, Trabalho e Tecnologia de Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA. Área de Interesse: Contabilidade Financeira, Contabilidade Ambiental, Finanças, Mercado de Carbono, Indicadores de Sustentabilidade e Desempenho Econômico e Financeiro.

José Célio Andrade, rofessor Associado II do Departamento de Estudos Organizacionais da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia

Coordenador do Núcleo de Pósgraduação em Administração (NPGA) e Pesquisador Produtividade CNPq e UFBA. Possui pós-doutorado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Université Laval - Québec - Canadá (2008), doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1995) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1987). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Estudos Organizacionais da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Vice-Coordenador do Sub-Comitê Institucional Multidisciplinar do PIBIC-UFBA. Coordenador do DINTER entre UFBA/NPGA e UFCE/Campus Cariri. Professor Permanente, Ex-Coordenador do Mestrado Profissional em Administração e do Curso de Especialização em Gestão Empresarial (in company Petrobras) do NPGA. Professor-Pesquisador do Programa de Engenharia Industrial (PEI) da Escola Politécnica da UFBA e do Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). Professor do Curso de Graduação Tecnologica em Gestão Pública e Social do CIAGS. É vice-coordenador do grupo de pesquisa LABMUNDO (Laboratório de Análise Política Mundial) e pesquisador integrante da Rede TECLIM (Tecnologias Limpas e Minimização de Resíduos) e do CIAGS. Ex-Editor da Revista de Gestão Social e Ambiental (RGSA). Pesquisador-líder do grupo de pesquisa Governança Ambiental Global e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e coordenador do projeto de pesquisa, financiado pelo CNPq, intitulado "A Participação Brasileira no Mercado de Carbono Global: uma análise comparativa entre os mercados regulado e voluntário". Pesquisador-convidado do GOCMA (Grupo de Cooperacion en Organizacion, Calidad y Medio Ambiente) da Universidad Politecnica de Madrid (UPM) através do projeto "Investigacion en modelos de proyectos MDL a ser implementados por empresas brasilenas para mejorar su contribucion al Desarrollo Humano". Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia Ambiental, com ênfase em Gestão Ambiental e Produção Limpa, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias sócio-ambientais, responsabilidade socioambiental, relatórios de sustentabilidade, políticas públicas ambientais, inovação ambiental, governança ambiental global, estratégias político-institucionais, mudanças climáticas, mercado de carbono, mecanismos de desenvolvimento limpo e metodologia de pesquisa.

Guineverre Alvarez, Doutoranda em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006), Ilhéus/BA. Tem Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição (2009). Atualmente é Doutoranda em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduanda em Administração na Universidade Estácio FIB. É pesquisadora integrante do núcleo Gestão Ambiental e Comunidades Sustentáveis - CNPq/UESC e do LABMUNDO (Laboratório de Análise Política Mundial), da UFBA, neste último integrando a equipe do Grupo de Pesquisa "Governança Ambiental Global e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo" de coordenação do pós-Doutor José Célio Silveira Andrade. Estuda projetos de carbono florestal no Brasil, seus co-benefícios ao desenvolvimento sustentável e a governança para florestas. É professora universitária e pesquisadora. Áreas de atuação: direito ambiental, mercado de carbono, carbono florestal, governança florestal, direito constitucional, pesquisa científica.

Nalini Santos, Graduanda em Administração do Instituto Federal da Bahia - IFBA.

Graduanda em Administração do Instituto Federal da Bahia - IFBA.

Downloads

Publicado

20.12.2013

Como Citar

Souza, A. L., Andrade, J. C., Alvarez, G., & Santos, N. (2013). Financiamento de Carbono no Mundo e no Brasil: um Estudo sobre Financiadores, Fundos de Investimentos e Índices de Sustentabilidade Ambiental em Prol de uma Economia de Baixo Carbono. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 2(2), 177–207. https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.71

Edição

Seção

Artigos