Avaliação do Efeito das Estratégias de Gestão Ambiental Sobre o Desempenho Financeiro de Empresas Brasileiras

Autores

  • Gabriel Aguiar De Araújo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC, Rio de Janeiro
  • Marcos Cohen Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.93

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Estratégias Ambientais, Taxonomias, Desempenho Financeiro.

Resumo

A partir das últimas décadas do século XX, as empresas passaram a ser pressionadas por novas demandas da sociedade para apresentar um comportamento mais consciente e sustentável. Adequando-se a esse novo paradigma, boa parte das médias e grandes empresas tem dirigido suas estratégias e ações para aspectos socioambientais, com a gestão ambiental como ferramenta imprescindível para norteá-las. O objetivo deste artigo é compreender as práticas ambientais adotadas por empresas brasileiras e verificar se elas influenciam seus desempenhos financeiros. Foram coletados dados da revista Análise Gestão Ambiental sobre as iniciativas ambientais das empresas e indicadores financeiros da revista Exame, BM&FBOVESPA e demonstrativos oficiais das empresas. Os dados foram tratados estatisticamente com o software SPSS 17.0. Inicialmente, a ferramenta two-step cluster analysis foi usada para identificar grupos de empresas praticando estratégias ambientais distintas. Em seguida, os indicadores financeiros dos grupos de empresas encontrados foram analisados por meio de análise multivariada de variância (MANOVA) e análise de variância (ANOVA) para verificar se havia diferenças entre o desempenho financeiro dos grupos. Os resultados desta análise, para uma amostra de 142 empresas, sugerem que as práticas de gestão ambiental podem ser classificadas em duas categorias distintas – reativas e proativas – e que não há diferenças significativas entre o desempenho financeiro desses grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Aguiar De Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC, Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas

Marcos Cohen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e coordenador de Ensino de Graduação em Empreendedorismo dessa Universidade. Desenvolve três linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e do terceiro setor; 2- Estratégias empresariais para a sustentabilidade; 3- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Ensino e prática da sustentabilidade em universidades e gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais. Linha 2 - Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade, medição da sustentabilidade empresarial, responsabilidade e gestão socioambiental. Linha 3- Econegócios (ecoprodutos e ecoturismo), atitude empreendedora em incubadoras diante da sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professor e pesquisador do Departamento de Administração na área de estratégia. Coordenador da área de pós-graduação.

Downloads

Publicado

01.08.2014

Como Citar

Araújo, G. A. D., Cohen, M., & Silva, J. F. da. (2014). Avaliação do Efeito das Estratégias de Gestão Ambiental Sobre o Desempenho Financeiro de Empresas Brasileiras. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(2), 16–38. https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.93

Edição

Seção

Artigos