Entraves e perspectivas para a logística reversa do óleo lubrificante e suas embalagens
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.205Palavras-chave:
Educação Ambiental, Comportamentos Ambientalmente Responsáveis, Análise Fatorial.Resumo
Este trabalho consiste em examinar a relação entre os comportamentos ambientalmente responsáveis e a percepção de educação ambiental de alunos e servidores de uma instituição pública federal de ensino, por meio de um questionário eletrônico aplicado aos alunos e servidores da instituição. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória, testes t para amostras independentes e análises de variância. Esses resultados contribuem para entender o comportamento dito como ambientalmente responsável dos indivíduos de uma instituição pública federal de ensino frente à percepção que têm da educação ambiental. Os resultados da pesquisa apontam uma influência significativa da faixa etária, do gênero e da renda bruta familiar sobre o comportamento ecológico dos indivíduos do IFCE. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, pode-se traçar estratégias para o ensino, pesquisa, extensão, capacitação e conscientização dos futuros técnicos, bacharéis, tecnólogos e demais envolvidos no tema da problemática ambiental. Assim, este estudo contribui com a instituição pesquisada, uma vez que, a partir dele, podem ser traçadas metas e estratégias para a capacitação em educação e gestão ambiental, valorizando temas que abordem a gestão de resíduos, licitações sustentáveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilização dos alunos, capacitação dos servidores e uso racional dos recursos. Contribui, ainda, para identificar quais são os comportamentos ambientalmente responsáveis em uma instituição de ensino.