Entraves e perspectivas para a logística reversa do óleo lubrificante e suas embalagens

Autores

  • Adriano Monteiro da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Fernanda Rosalina da Silva Meireles Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Mônica Cavalcanti Sá de Abreu Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.205

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Comportamentos Ambientalmente Responsáveis, Análise Fatorial.

Resumo

Este trabalho consiste em examinar a relação entre os comportamentos ambientalmente responsáveis e a percepção de educação ambiental de alunos e servidores de uma instituição pública federal de ensino, por meio de um questionário eletrônico aplicado aos alunos e servidores da instituição. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória, testes t para amostras independentes e análises de variância. Esses resultados contribuem para entender o comportamento dito como ambientalmente responsável dos indivíduos de uma instituição pública federal de ensino frente à percepção que têm da educação ambiental. Os resultados da pesquisa apontam uma influência significativa da faixa etária, do gênero e da renda bruta familiar sobre o comportamento ecológico dos indivíduos do IFCE. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, pode-se traçar estratégias para o ensino, pesquisa, extensão, capacitação e conscientização dos futuros técnicos, bacharéis, tecnólogos e demais envolvidos no tema da problemática ambiental. Assim, este estudo contribui com a instituição pesquisada, uma vez que, a partir dele, podem ser traçadas metas e estratégias para a capacitação em educação e gestão ambiental, valorizando temas que abordem a gestão de resíduos, licitações sustentáveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilização dos alunos, capacitação dos servidores e uso racional dos recursos. Contribui, ainda, para identificar quais são os comportamentos ambientalmente responsáveis em uma instituição de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Monteiro da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)Servidor Federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Fernanda Rosalina da Silva Meireles, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)Servidora Federal da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

da Silva, A. M., Meireles, F. R. da S., Rebouças, S. M. D. P., & de Abreu, M. C. S. (2015). Entraves e perspectivas para a logística reversa do óleo lubrificante e suas embalagens. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(1), 1–16. https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.205

Edição

Seção

Artigos