Sustentabilidade Ambiental: Estudo em Uma Instituição De Ensino Superior Pública Catarinense

Autores

  • Stephanie Kalynka Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Nitz de Carvalho Centro Universitário Municipal de São José

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.162

Palavras-chave:

Sustentabilidade Ambiental, IES Pública Catarinense, Plano Resumido de Gestão Ambiental, 5W2H

Resumo

O artigo tem como objetivo geral analisar a sustentabilidade ambiental de uma instituição de ensino superior (IES) pública do estado de Santa Catarina. Para atender a esse objetivo, buscou-se os seguintes objetivos específicos: verificar o número de IES existentes no Brasil e em Santa Catarina; identificar o número de IES públicas e privadas; e propor um modelo de gestão 5W2H para critérios deficitários de sustentabilidade. A metodologia é considerada descritiva quanto aos objetivos, qualitativa quanto aos procedimentos técnicos – estudo de caso – e qualitativa quanto à abordagem do problema. A trajetória metodológica divide-se em três fases: na primeira fase, fundamentação teórica, aborda-se a responsabilidade social e ambiental, a gestão ambiental e o sistema de gestão ambiental. Definidos os procedimentos metodológicos, na segunda parte, faz-se uma análise de resultados, onde primeiramente verificou-se a quantidade de IES e a distribuição nas categorias administrativas.  Em seguida, buscou-se responder a uma lista de verificação, com 154 questões desenvolvidas por Pieri, Pfitscher, Frey, Freitas & Alberton (2011), para posteriormente apresentar um plano resumido de gestão ambiental. No final, conclui-se que a IES apresentou um índice de sustentabilidade global de 32%, considerado como fraco. O presente trabalho propõe, com a ferramenta 5W2H, uma ação para cada critério, como a inclusão de produtos recicláveis nas compras, reaproveitamento de resíduos, acessibilidade aos portadores de deficiência física e criação de ações que aproxime a IES da sociedade. Com as ações propostas, espera-se que a instituição incremente seu índice de sustentabilidade ambiental, beneficiando a sociedade e o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Stephanie Kalynka Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Controladoria e Auditoria Contábil, possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Municipal de São José (2011). Atualmente é Coordenadora de Contabilidade na Fundação Educacional do Município de São José e professora do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina. Tem experiência na área de contabilidade gerencial e contabilidade pública.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: benchmarking educacional, ensino e pesquisa em contabilidade, gestão ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social e SICOGEA além de ser avaliadora de diversos periódicos e eventos científicos das áreas de Contabilidade e Administração.

Fernando Nitz de Carvalho, Centro Universitário Municipal de São José

Doutor em Administração, possui Mestrado em Ciências Contábeis, Especialização em Finanças para Executivos e graduação em Ciências Contábeis, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Financeira e Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, mensuração e evidenciação da informação contábil, análise de balanços, custos, desenvolvimento territorial sustentável, finanças pessoais e corporativas.

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Publicado

01.04.2015

Como Citar

Rocha, S. K., Pfitscher, E. D., & Carvalho, F. N. de. (2015). Sustentabilidade Ambiental: Estudo em Uma Instituição De Ensino Superior Pública Catarinense. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(1), 46–58. https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.162

Edição

Seção

Artigos