Iniciativas e Práticas Ambientais das Pequenas e Médias Empresas do Vale do Caí - RS

Autores

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Secundino Luis Henrique Corcini Neto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Daiane Scopel Boff Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.180

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Iniciativas Ambientais, Práticas Ambientais, Pequenas e Médias Empresas, Vale do Caí

Resumo

A necessidade de utilizar de maneira adequada e sustentável os recursos naturais do ambiente deve estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, do poder público e das empresas. Diante disso, este estudo tem por objetivo analisar as iniciativas e práticas ambientais adotadas por um grupo de empresas estabelecidas no Vale do Caí, no estado do Rio Grande do Sul. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma survey por meio de um questionário elaborado a partir do relatório “Indicadores Ethos para negócios sustentáveis e responsáveis” (Ethos, 2013). Os resultados indicam que grande parte das empresas pesquisadas manifesta preocupação com questões voltadas ao meio ambiente, como a geração e a destinação dos resíduos poluentes e a redução no consumo de energia. Além disso, destaca-se o fato de que apenas uma pequena parcela das empresas pesquisadas se preocupa com a redução no consumo da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2002) e é aluno do Doutorado em Administração pelo PPGA UCS/PUCRS. É professor de graduação e pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis no Câmpus de São Sebastião do Caí (UCS - CVALE), Coordenador do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Planejamento Tributário Contábil, integrante do Núcleo de Pesquisa Estudos de Internacionalização e autor do livro Teoria da Contabilidade para o Exame de Suficiência.

Secundino Luis Henrique Corcini Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Aluno do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS (2010), Pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI | SANTIAGO (2007) e Bacharel em Administração pela mesma universidade (1999). Professor no Bacharelado em Engenharia de Produção e de MBA, Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem - GMAP | UNISINOS. Atua em projetos de pesquisa aplicada com o uso do Pensamento Sistêmico, Planejamento de Cenários, Dinâmica de Sistemas, Engenharia de Processo e Negócio, Sistema de Produção Enxuta e Teoria das Restrições.

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Estatística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Matemática. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul em regime de dedicação exclusiva, atualmente na função de Direção de Ensino.

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Eckert, A., Corcini Neto, S. L. H., & Boff, D. S. (2015). Iniciativas e Práticas Ambientais das Pequenas e Médias Empresas do Vale do Caí - RS. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(1), 108–123. https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.180

Edição

Seção

Artigos