Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares: Análise do Atual Cenário no Município de Florianópolis

Autores

  • Diego de Campos Domingos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sérgio Luis Boeira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.275

Palavras-chave:

política nacional de resíduos sólidos, gerenciamento de resíduos sólidos, resíduos sólidos domiciliares

Resumo

As inovações e o rápido desenvolvimento econômico têm tornado o ciclo de vida útil dos produtos cada vez menor, aumentando a quantidade de bens de pós-consumo que são lançados na natureza. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do Brasil tem como objetivo promover a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos e, assim, assegurar um destino final ambientalmente adequado aos bens produzidos e que se encontram no final de sua vida útil. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo analisar o atual cenário do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos domiciliares no município de Florianópolis. A pesquisa foi realizada, principalmente, na empresa Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP) e caracteriza-se como estudo de caso qualitativo, com ênfase na descrição. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas. As entrevistas foram realizadas com quatro representantes da empresa e um representante da sociedade civil. Com base nos dados obtidos observou-se que, apesar de atender a mais de 90% da população, é pouco eficiente, já que as taxas de reciclagem são baixas. Além disso, há poucas opções para tratamento e destinação final dos resíduos e a estrutura operacional, de acordo com o referencial teórico adotado, apresenta deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Campos Domingos, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), atualmente cursa Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sérgio Luis Boeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Sérgio Luís Boeira é doutor em ciências humanas pela UFSC. Fez o curso de comunicação social (PUC-RS; jornalismo), parte do curso de história (na UFRGS e na UFSC). Cursou - como bolsista do CNPq - o mestrado em ciências sociais (UFSC, área de concentração: sociologia) e o doutorado em ciências humanas (UFSC, área de concentração: sociedade e meio ambiente). Trabalhou na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em cursos de graduação (Administração e Relações Internacionais) e pós-graduação stricto sensu (Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Programa de Pós-Graduação em Administração). Atualmente, trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Departamento de Ciências da Administração, incluindo o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - mestrado e doutorado). Está credenciado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (doutorado) da UFSC (PPGICH) como professor colaborador. Integrante da Comissão de Editores-chefe do Periódico Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Participa do Núcleo de Pesquisa Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD). Publicou 25 artigos em periódicos especializados e sete capítulos de livros. É autor do livro Atrás da Cortina de Fumaça - tabaco, tabagismo e meio ambiente: estratégias da indústria e dilemas da crítica; é organizador e coautor do livro Democracia & Políticas Públicas: diversidade temática dos estudos contemporâneos; é coautor do livro Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas. Pesquisa temas como paradigma da complexidade, estudos organizacionais críticos (EOC), métodos qualitativos de pesquisa, teoria da delimitação de sistemas sociais, administração pública (especialmente na área de educação), teoria das representações sociais, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, ética e cultura organizacional, metacognição, sustentabilidade (ecologia social e política), cooperativismo e economia solidária, além dos impactos socioambientais da indústria de tabaco. É filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

Domingos, D. de C., & Boeira, S. L. (2015). Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares: Análise do Atual Cenário no Município de Florianópolis. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(3), 14–30. https://doi.org/10.5585/geas.v4i3.275