Avaliação de Programa de Responsabilidade social Empresarial com Aplicação do Balanced Scorecard: Um Estudo de Caso da Cooperárvore da FIAT Automóveis.

Autores

  • Osvaldo Maurício de Oliveira Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas
  • Domingos Antonio Giroletti Curso de Mestrado em Administração Fundação Pedro Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.478

Palavras-chave:

Responsabilidade social empresarial, Avaliação de programas sociais, Balanced Scorecard.

Resumo

Este artigo trata da avaliação da cooperativa de trabalho – Cooperárvore – do Programa de Responsabilidade Social Empresarial – Árvore da Vida – da Fiat Automóveis, no Município de Betim-MG. Trata-se de um estudo de caso descritivo com o objetivo geral de medir o alcance das ações sociais da montadora na promoção do desenvolvimento da comunidade Jardim Teresópolis, por meio da geração de trabalho e renda, da redução da vulnerabilidade social e do desenvolvimento econômico e humano. Tem como objetivo específico apresentar um modelo de avaliação e monitoramento de um projeto de responsabilidade social com a aplicação da ferramenta Balanced Scorecard (BSC), com o propósito de permitir o aperfeiçoamento da gestão e inspirar outras iniciativas sociais corporativas.

No referencial teórico foi abordada a importância da responsabilidade social empresarial no desenvolvimento sustentável, conceitos e modelos de avaliação de projetos sociais. A pesquisa foi realizada com base em documentos relacionados à Árvore da Vida e em entrevistas envolvendo os gestores e beneficiários do programa, numa perspectiva qualitativa. Na análise dos dados podem-se perceber resultados positivos com avanços expressivos no desenvolvimento dos beneficiários e da comunidade. No entanto, em alguns pontos pode-se perceber que a cooperativa ainda não está em condições de se autossustentar, principalmente em função das suas limitações de mercado, dependendo de aportes financeiros e da participação da atual mantenedora na sua gestão. Isso requer da equipe gestora a adoção de algumas definições estratégicas que busquem implementar soluções a curto e médio prazo no sentido de ampliar o mercado da cooperativa para garantir a sua autonomia e sustentabilidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Maurício de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas

Mestre em Administraçãopela Fundação Pedro Leopoldo

Domingos Antonio Giroletti, Curso de Mestrado em Administração Fundação Pedro Leopoldo

Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Pós doutor em Relações Internacionais pela The London School of Economics and Politcal Scienice. Professor do Curso de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo

Downloads

Publicado

01.04.2016

Como Citar

Oliveira, O. M. de, & Giroletti, D. A. (2016). Avaliação de Programa de Responsabilidade social Empresarial com Aplicação do Balanced Scorecard: Um Estudo de Caso da Cooperárvore da FIAT Automóveis. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(1), 144–159. https://doi.org/10.5585/geas.v5i1.478

Edição

Seção

Artigos