A Utilização do Shadow e do Silent Reports Como Instrumentos de Evidenciação das Informações Socioambientais: O Caso da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Autores

  • Rodolfo Rocha Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Álvaro da Silva Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alessandra Lima Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leonardo Flach Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.384

Palavras-chave:

Relatório Sombra, Relatório Silencioso, Evidenciação Ambiental.

Resumo

O Shadow (sombra) e o Silent (silencioso) Reports são dois instrumentos sugeridos para a melhoria da divulgação das informações socioambientais. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a partir do shadow e silent reports as informações socioambientais divulgadas pela empresa Norte Energia S.A. sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na Volta Grande do Xingu. Neste estudo, de característica qualitativa e descritiva, foram coletados e analisados os seguintes dados para a construção dos relatórios sombra e silencioso: o tratamento das contingências socioambientais; a mitigação dos impactos ambientais – o impacto na ictiofauna (peixes) da Volta Grande do Xingu; crescimento populacional do município de Altamira. Constatou-se que houve um tratamento dentro da realidade por parte da Norte Energia S.A., e que as normas brasileiras de contabilidade foram obedecidas quanto ao tratamento das contingências. Há um caráter experimental a respeito dos projetos de mitigação dos impactos ambientais ocasionados na ictiofauna da região. Identificou-se também uma divergência significativa entre o relatório sombra e o relatório silencioso em relação ao crescimento populacional do município de Altamira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Rocha Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Álvaro da Silva Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1998), Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (2006) e Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP (2010).

Alessandra Lima Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ - PPED, é Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Leonardo Flach, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

22.07.2016

Como Citar

Santos, R. R., Macedo, M. Álvaro da S., Marques, A. L., & Flach, L. (2016). A Utilização do Shadow e do Silent Reports Como Instrumentos de Evidenciação das Informações Socioambientais: O Caso da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(2), 1–18. https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.384

Edição

Seção

Artigos