Indicadores para cidades inteligentes: a emergência de um novo clichê
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.13574Keywords:
Cidades inteligentes. Cidades sustentáveis. Indicadores de sustentabilidade.Abstract
Objetivo do estudo: O presente estudo bibliográfico tem por objetivo realizar uma análise crítica entre indicadores para cidades sustentáveis (ABNT/ISO 37120:2014 e ODS) e para cidades inteligentes (Web of Science), relacionados aos desafios enfrentados nas cidades.
Metodologia/abordagem: O procedimento metodológico foi revisão de literatura na base do Web of Science, análise de conteúdo, categorização dos indicadores e comparação.
Originalidade/Relevância: A originalidade do estudo está em olhar para o conjunto de indicadores de cidades inteligentes e sustentáveis em relação à sensibilidade destes em avaliarem uma gestão urbana atual, inovadora e voltada aos desafios contemporâneos, como migrações, mudanças climáticas e desastres naturais.
Principais resultados: Observamos a presença de indicadores recorrentes nos temas saúde, educação, habitação, saneamento e pobreza, além de inovação e tecnologia e a ausência de indicadores voltados aos desafios mencionados acima.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados indicam referencial teórico de qualidade e reconhecido cientificamente.
Conclusão: A produção de ferramentas e tecnologias de uso na abrangência das questões urbanas apresenta uma grande lacuna na construção de indicadores sensíveis na mensuração de transformações inéditas do ponto de vista climático e de grande impacto sobre as cidades.
Palavras-chave: Cidades inteligentes. Cidades sustentáveis. Indicadores de sustentabilidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Sonia Maria Viggiani Coutinho, Maria da Penha Vasconcellos, Carolina Cássia Conceição Abílio, Clóvis Armando Alvarenga Neto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Abstract 2364
- port (Português (Brasil)) 1220
- ingl (Português (Brasil)) 178