Assessment of mobility and accessibility at the UPE / Unicap travel generating pole in the city of Recife - PE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v11i1.19809

Keywords:

Travel generator pole, Sustainable urban mobility, Active modes of transport.

Abstract

Goal: To analyze mobility at the UPE / UNICAP Travel Generating Pole (PGV) based on the observation of travel patterns, the population's input and the conditions of public transportation when accessing universities.

Methodology: Application of an online quiz with questions about the characteristics of the displacements, the motivations and barriers to use them. Analysis of the mobility and accessibility of the PGV using the Sustainable Mobility Index for University Campus (IMSCamp) and Geographic Information Systems (GIS).

Relevance: The traffic department is responsible for many impacts in the urban environment, especially by promoting individual motorized transport, which causes the abasement of the public transportation. From the perspective of sustainability, mobility must be analyzed to identify actions for the use and occupation of land in order to mitigate the damage caused to the environment and to improve the quality of people's lives.

Results: The average time of the student who lives 10 km away from the PGV is 2.8 times greater than that of the students who live 5 km away from the PGV. Undergraduate students are more likely to use active modes of transport and awareness campaigns.

Contributions: Based on the diagnosis of the current mobility situation and the identification of its main problems, it will be possible to assist in proposing improvements and adjustments that enable sustainable urban mobility in the PGV.

Conclusion: Having contact with the discussion about active means of transportation and the prioritization of pedestrians makes users more likely to reconsider the use of the private car.

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Author Biographies

Marcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo, Universidade de Pernambuco

É professora Adjunta II da Universidade de Pernambuco. Possui doutorado em Engenharia Civil, área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas na Universidade Federal de Pernambuco. Possui mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e graduação em Engenharia Cartográfica (2004) pela mesma universidade. Foi Professora Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (2011-2013). Atua como revisora nas revistas Journal of Eletronic Imaging e Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada. Atua em pesquisa na área de Transportes, principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informações Geográficas, Banco de Dados Geográficos, Sensoriamento Remoto e Projeto Geométrico de Estradas.

Luiza Bandeira Rodrigues de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Engenheira Civil pela Universidade de Pernambuco, cursando Pós Graduação em Gestão e Desenho da Mobilidade Urbana Sustentável pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente trabalha na área de urbanismo, com projetos de paisagismo e sinalização viária. Desenvolve uma pesquisa junto ao Mobilize Brasil para avaliação da mobilidade urbana nas capitais brasileiras e quais as respectivas condições de circulação dos moradores nas calçadas, ciclovias, ônibus, trens, metrôs, barcas e outros modos de transportes públicos.

Bianca Oliveira Ferreira, Universidade Católica de Pernambuco

Arquiteta Urbanista pela UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco). Realiza trabalhos na área de urbanismo, especialmente relativos ao desenvolvimento urbano sustentável, urbanismo tático e planejamento urbano. Desenvolve pesquisas na área de compacidade urbana e de soluções urbanas baseadas na natureza, com enfoque na requalificação de riachos urbanos e recuperação de paisagens urbanas.

Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Universidade de Pernambuco

Possui pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em cooperação com Israel Institute of Technology - TECHNION (2012), doutorado em Engenharia Civil pela University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA - USA (2000), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1998), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996) e graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1995). Trabalhou como engenheira de tráfego na companhia Midwest Research Institute (MRI) fazendo parte da equipe de pesquisadores da área de segurança de trânsito na cidade de Kansas City nos Estados Unidos (2000-2002). Foi professora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (2003-2005) e ingressou na UPE em 2006 como professora adjunta Nível III, e foi promovida a professora associada em 2011 e livre docente em 2013. Atuou como coordenadora setorial de Pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) na gestão 2009-2010, como coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil (PEC) da POLI/UPE na gestão 2010-2011; vice-líder do grupo de pesquisa Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho (2008-2011); e Gerente da Seção de Cultura da Escola Politécnica de Pernambuco (2014-2019). Atuou como professora visitante do Technion - Israel Institute of Technology (2011-2012) no departamento de gestão da construção e como pesquisadora visitante no Colorado State University - EUA no departamento de Gestão da Construção (2013-2018). Atualmente é professora permanente do Mestrado em Engenharia Civil da UPE (desde 2007), lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS cadastrado no CNPq (desde 2013), atua como representante dos professores Associados no Conselho de Gestão Acadêmica da POLI (CGA, desde 2013) e atua como Assessora de Relações Internacionais da POLI. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em segurança em transportes e sustentabilidade aplicada às construções.

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Published

2022-03-14

How to Cite

Macedo, M. R. O. B. C., Carvalho, L. B. R. de, Ferreira, B. O., & Kohlman Rabbani, E. R. (2022). Assessment of mobility and accessibility at the UPE / Unicap travel generating pole in the city of Recife - PE. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 11(1), e19809. https://doi.org/10.5585/geas.v11i1.19809