Lições Aprendidas Baseadas em Mudanças em Projetos e seus Impactos na Aprendizagem Organizacional: Survey com Gerentes de Projetos

Autores

  • Guilherme Pereira Lima Universidade FUMEC e Fundação Dom Cabral
  • Ronaldo Darwich Camilo Universidade FUMEC
  • Rodrigo Baroni Carvalho PPGA-PUCMinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v9i3.10942

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional em Projetos, Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento, Lições Aprendidas Baseadas em Mudanças, Mudança em Projetos

Resumo

As mudanças em projetos são comuns e podem ser percebidas como benéficas e fontes de lições valiosas, ou como prejudiciais e problemáticas. Com o objetivo de avaliar em que medida ocorre o aproveitamento das lições aprendidas baseadas em mudanças em projetos na aprendizagem organizacional, foram utilizados métodos quantitativos como mapeamento bibliométrico, aplicação de survey e modelagem de equações estruturais. A pesquisa quantitativa contou com 139 respondentes de 11 países que colaboraram para a elaboração de um conjunto de recomendações que possuem estatisticamente potencial de influenciar de forma positiva a aprendizagem organizacional. Constatou-se que o aproveitamento das lições aprendidas na aprendizagem organizacional é incipiente. Adicionalmente, constatou-se que as ferramentas “solicitação de mudança no projeto” e “gestão da mudança” produzem impactos positivos na geração de lições aprendidas, bem como no registro de novos conhecimentos e práticas, mas que a “gestão da mudança” influencia timidamente a aprendizagem organizacional. Releva-se o desafio da institucionalização de novos papeis para a “solicitação de mudança do projeto” como uma ferramenta de solução de problemas e geração de conhecimentos.

Biografia do Autor

Guilherme Pereira Lima, Universidade FUMEC e Fundação Dom Cabral

Possui mestrado em Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC (2017), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986) e certificado em Gerenciamento de Projetos (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) -USA (2003). Foi Professor Convidado do MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV - Fundação Getúlio Vargas entre 2007 e 2010 onde lecionou 9 disciplinas. Tem experiência nas indústrias de Óleo & Gás, Mineração, Telecomunicações e Construção Civil. Possui experiência internacional, tendo exercido atividades na Argentina, Equador, Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Austrália. Autor e coautor de 4 livros.

Ronaldo Darwich Camilo, Universidade FUMEC

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Membro ativo da Academia Brasileira da Qualidade - ABQ, ingresso em 2017. Certificação Profissional em Analista III pela Fundação Nacional da Qualidade - FNQ. Professor do programa de strito sensu em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC 2014. Membro do Comitê dos Critérios de Excelência da FNQ de 2006 a 2013. Membro Senior da ASQ. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais de 1983 a 2011. Foi Diretor de ensino do CEFET MG. Membro do Conselho curador da UTRAMIG 2008 a 2014. Membro do Conselho do SENAC MG de 2007 a 2011. Membro do Conselho técnico do Instituto Qualidade Minas 1998 a 2017. Juiz de 2009 a 2013 do Prêmio SEBRAE MPE MG. Atuação como executivo em indústrias, serviços e orgãos públicos. Mentor em Excelência da Gestão, Gestão Estratégica, Gestão de Processos e da Qualidade. Como consultor orienta o desenvolvimento empresarial e sistemas de gestão da qualidade com orientação em Gestão para Resultados. Tem atuado com avaliação da Excelência em Gestão em ciclos do Prêmio Nacional da Qualidade até 2016 e Melhores em Gestão em 2017. Coordenador de 44 turmas entre 1993 e 2014, de cursos de pós-graduação em Gestão e Tecnologia da Qualidade e Excelência da Gestão pelo CEFET MG e FPL e turmas de Gestão Estratégica da Qualidade EaD pela FUMEC Virtual, entre 2014 e 2017. Professor de Planejamento e Gestão Estratégica, Gestão da Qualidade, Gestão de Processos, Sistemas de gestão na graduação e pós-graduação lato sensu desde 1989. Atuou como executivo, Gerente de Controle da Qualidade e Administração da Qualidade durante 17 anos na área de Engenharia de Materiais e Metalurgia, forjaria pesada, fundição de aço, ferro e alumínio, com ênfase em dinâmicas de sistemas fora do equilíbrio, tratamento térmico de aços, projeto e gestão de produtos, processos e sistemas industriais mínero-metalúrgicos.

Rodrigo Baroni Carvalho, PPGA-PUCMinas

Doutor em Ciência da Informação (UFMG / University of Toronto)

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Lima, G. P., Camilo, R. D., & Carvalho, R. B. (2018). Lições Aprendidas Baseadas em Mudanças em Projetos e seus Impactos na Aprendizagem Organizacional: Survey com Gerentes de Projetos. Revista De Gestão E Projetos, 9(3). https://doi.org/10.5585/gep.v9i3.10942

Edição

Seção

Artigos