Gestão de projetos públicos no Governo Estadual do Rio Grande do Norte: análise de escritórios de projetos e contratos de gestão

Autores

  • Jéssica Morais de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Anna Cláudia dos Santos Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0003-1351-4265
  • Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças - SEPLAN

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v9i3.10965

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, Escritórios de Projetos, Contratos de Gestão, Gestão Pública.

Resumo

Uma das alternativas que vem sendo adotada pelos governos estaduais brasileiros na busca de alternativas para enfrentar a crise e otimizar seus processos de planejamento, monitoramento e avaliação, é a instituição de modelos baseados em gestão de projetos com foco no cumprimento de metas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o modelo adotado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, relatando a experiência na implantação de Escritórios de Projetos e na celebração de Contratos de Gestão para pactuação de metas. Adota-se a abordagem metodológica do estudo de caso, apresentando os resultados de levantamento com Escritórios Setoriais de Projeto do RN, que obteve a percepção de quarenta e seis respondentes acerca da implementação desse novo modelo de gestão para resultados no RN. Além disso, foram realizadas análises qualitativas com a equipe do Escritório Central de Projeto, sistematizando a atuação durante o exercício 2017. Os resultados dos dados apontam elementos importantes a serem seguidos na implementação de uma rotina de monitoramento estratégico e na atuação dos Escritórios de Projetos, constituindo-se num banco de lições aprendidas para os entes governamentais que buscam melhorar as suas entregas e gerar valor público.

Biografia do Autor

Jéssica Morais de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Gestão de Políticas Públicas (2013), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Cursando Especialização em Gestão Pública pelo IFRN (2018). Atuou como professora substituta do curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN (2017) e desenvolve trabalhos na área acadêmica relacionados às temáticas de Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Produção do Espaço. No serviço público, atua desde 2013 na Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças do Rio Grande do Norte - SEPLAN/RN e atualmente exerce a função de Gerente do Escritório Central de Projetos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte no âmbito do Projeto Governança Inovadora, elaborando, monitorando e avaliando políticas públicas do Mapa Estratégico RN 2035.

Anna Cláudia dos Santos Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda em Administração na UFRN desde 2017. Mestra em Administração (UFRN – 2009, com obtenção de nota A na Dissertação), Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação (UFRN - 2006, com obtenção de láurea de melhor aluna) e Bacharela em Administração (UNP – 2017, com obtenção de láurea de melhor aluna) e em Ciências da Computação (UFRN - 1992). Atua em Gestão de Projetos Públicos desde 1996, tendo atuado como gerente de projeto de âmbito nacional, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e em projetos com financiamentos de organizações internacionais, como BID e Banco Mundial. É gestora de projetos da Secretaria do Planejamento e das Finanças do Estado do Rio Grande do Norte e Coordenadora do Projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do Rio Grande do Norte (Governança Inovadora).

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Moura, J. M. de, Nobre, A. C. dos S., & Nogueira, G. M. F. (2018). Gestão de projetos públicos no Governo Estadual do Rio Grande do Norte: análise de escritórios de projetos e contratos de gestão. Revista De Gestão E Projetos, 9(3). https://doi.org/10.5585/gep.v9i3.10965

Edição

Seção

Relatos Técnicos
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