Project management maturity: an analysis over the street running organizing companies of the city of São Paulo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v10i2.11385

Keywords:

Project management. Maturity in project management. Prado-PM Maturity Model, Sports events, Running.

Abstract

Maturity in Project Management (PM) is directly related to the organization’s ability to manage its projects. In sport, the management of sports organizations and the realization of events have become complex, approaching different areas and requiring the proper construction of projects. In this context, the objective of the research was to identify the level of maturity in PM in the organizers of running. The research is characterized as applied, descriptive and quantitative, being carried out based on the Prado-MMGP maturity model. Twenty-four companies that organized street races in the city of São Paulo were identified and the questionnaire, based on the Prado-MMGP model, was applied online between May and September 2018, and responses were obtained from four companies. The respondents were all men with average age of 45.5 years, graduates in different areas, but none in PM, with high positions and in companies for more than 6 years. The companies are of different size and only one with project management sector. The average maturity level was 3.26, equivalent to the standardized level of the Prado-MMGP Mode, with companies varying between 4.57 and 2.30 points. The average is higher than the average level of maturity in Brazil and of companies that organize events in general. The study, by its novelty in the sport, contributed indicating which points should be improved in the PM of the companies analyzed and fostering the research on the PM and its maturity in the Brazilian sports organizations.

Author Biographies

Luis Henrique Torquato Vanucci, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Graduado em educação física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID-UDESC), pós-graduado em nível de especialização em Gestão de pessoas nas organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrando na Escola de educação física e esporte da Universidade de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing no esporte (GEPECOM). Departamento de Esportes. Área: Estudos Socioculturais e comportamentais da educação física e esporte. Linha de pesquisa: Gestão, políticas, marketing e comunicação em esporte e educação física.

Ivan Furegato Moraes, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação Física e Esporte pela Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2008), especialização em Administração e Marketing Esportivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2010) e mestrado em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2015). Integrante do GEPAE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração Esportiva) e do GEPECOM (Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte). Experiência profissional na área de comunicação, com ênfase em marketing, gestão e eventos esportivos. Possui um livro publicado; quatro trabalhos publicados em periódicos, sendo dois em periódicos internacionais; seis trabalhos publicados em anais de eventos; além de ter participado de mais de 20 eventos nacionais e internacionais.

Lilian Perrenoud, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2004), especialização em Pós Graduação em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi(2016), especialização em Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo(2008) e aperfeicoamento em Administração pelo Centro Universitário Senac(2010). Atualmente é Coordenadora de Marketing do Associação Irmãs da Providência. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda.

Ary José Rocco Júnior, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor e pesquisador da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP. Pesquisador Associado (Associate Research Fellow) do Grupo de Estudo em Eventos e Mega Eventos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registrado no CNPq. Atualmente coordena Projeto de Pesquisa "Modelos de Gestão e Design Organizacional das Entidades Esportivas: análise e proposta para clubes brasileiros de futebol", financiado pelo CNPq. Também foi responsável pelo Projeto de Pesquisa "A falação esportiva e a novela diária do jornalismo: a espetacularização da cobertura do Esporte na mídia impressa brasileira durante a Copa do Mundo 2014", financiado pela FAPESP e "Os novos Estádios e Arenas e o comportamento do consumidor do produto esportivo: o Padrão FIFA de qualidade e o impacto no torcedor brasileiro", financiado pelo CNPq. Foi, durante três anos, Pró-Reitor de Graduação e Coordenador dos cursos de Comunicação Social (PP/RP) do Centro Universitário FECAP, o melhor Centro Universitário do Brasil. Autor dos livros "Os Estádios e Arenas do Futebol Brasileiro e o legado da Copa do Mundo 2014: o padrão FIFA, o consumidor do esporte e o entretenimento" (OJM Casa Editorial, 2018), "O Gol por um clique - uma incursão ao universo da cultura do torcedor de futebol no Ciberespaço" (Novas Edições Acadêmicas, 2015) e "Marketing e Gestão do Esporte" (Editora Atlas, 2012), entre outros. Presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP), Diretor da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e representante regional da World Association for Sport Management (WASM). Parecerista de diversas publicações científicas. Membro do comitê editorial do International Journal of Sport Communication (IJSC) - Human Kinetics. Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1989) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1994), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência nas áreas de Gestão do Esporte, Comunicação e Marketing Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo do esporte, jornalismo esportivo, marketing esportivo, gestão estratégica da comunicação, entre outros.

References

Archibald, R. D. & Prado, D. (2014). Maturity in Project Management Series. PM World Journal, 3(3).

Bastos, F. C. (2016). Gestão do Esporte no Brasil: reflexões sobre avanços, limites e desafio. Tese de livre docente, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Bastos, F. C., Pedro, M. A. D. & Palhares, J. M. (2009). Corrida de rua: análise da produção científica em universidades paulistas. Revista Mineira de Educação Física, 17(2), 76-86.

Bomfin, D. F., Nunes, P. C. A., Hastenreiter, F. (2012). Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK: desafios para os gestores. Revista de Gestão e Projetos, 3(3), 58-87.

Bottenburg, M. v., Scheerder, J., Hover, P. (2010). Don´t miss the boat. Chances and challenge of the second wave of running. New studies in Athletics, 25(3/4), 125-143.

Brasil (2016). Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte). Ministério do Esporte. Recuperado em 24 nov., 2018 de http://www.esporte.gov.br/diesporte/2.html

Bueno, J. R. (2017). Qual a receita bruta e o número de empregados para MEI, ME e EPP?. SebraeSC. Recuperado em 24 nov., 2018 de https://blog.sebrae-sc.com.br/numero-de-empregados-receita-bruta-para-mei-me-epp/

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (2a ed.). Porto Alegre: Artemed.

Dallari, M. M. (2009). Corrida de rua: um fenômeno sociocultural contemporâneo. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Deloitte. (2011). Muito além do Futebol: estudos sobre esportes no Brasil. Deloitte. Recuperado em 24 nov., 2018 de http://www.deloitte.com.br/Comunicados/

ReleasePesquisaEsportes.pdf

Farias, A. M. L. D., & Laurencel, L. D. C. (2006) Estatística descritiva. Apostila, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Federação Paulista de Atletismo. (n.d.). Estatísticas 2017. Federação Paulista de Atletismo. Recuperado em 24 nov., 2018 de http://www.atletismofpa.org.br/estatistica-2017.html,2860

Gonçalves, S. C. C. (2012). Aspectos econômicos da corrida de rua. Artigo conclusão de especialização, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Hashimoto, M. (2010). Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo (2a ed.). São Paulo: Saraiva.

Julio, L. R., Piscopo, M. R. (2013). Maturidade em Gestão de Projetos e empreendedorismo estratégico em empresas do setor financeiro. Revista Gestão & Tecnologia, 13(3), 178-208.

Kerzner, H. (2010). Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman.

Lajolo, M. (2017). Corridas de rua se diversificam e transformam São Paulo na capital das provas. Folha de S. Paulo. Recuperado em 24 nov., 2018 de https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/07/1897253-corridas-de-rua-se-diversificam-e-transformam-sao-paulo-na-capital-das-provas.shtml

Laruccia, M. M., Ignez, P. C., Deghi, G. J. & Garcia, M. G. (2012). Gerenciamento de Projetos em pesquisa e desenvolvimento. Revista de Gestão e Projetos, São Paulo,3(3), 109-135.

Levin, T. (2016). Octagon traz perfil de corredores no Brasil. Meio e Mensagem. Recuperado em 04 jun., 2019 de https://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2016/04/26/octagon-traz-perfil-de-corredores-no-brasil.html

Máquina do Esporte. (2015). Maratona gera US$ 415 milhões para Nova York. Máquina do Esporte. Recuperado em 24 nov., 2018 de https://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/maratona-gera-us-415-milhoes-para-nova-york_29308.html#.VjSZVdWk9rA.facebook

Massena, A. (2012). Eventos e competições esportivas: planejamento e organização. Blumenau: Nova Letra Gráfica e Editora.

Matias, M. (2001). Organização de Eventos: procedimentos e técnicas. São Paulo: Manole.

Melo Neto, F. P. (2000). Criatividade em eventos. São Paulo: Contexto.

Menezes, L C. M. (2003). Gestão de projetos. São Paulo: Atlas.

Mizzin, F. (2015). Pesquisa: o perfil dos participantes de corridas de rua. eventbrite Blog. Recuperado em 04 jun., 2019 de https://www.eventbrite.com.br/blog/eventos-esportivos/pesquisa-o-perfil-dos-participantes-de-corridas-ds00/

Neves, L. A. L. (2013). Maturidade em gerenciamento de projetos – estudo de caso em uma instituição de P&D do governo federal. Dissertação de mestrado, Universidade de Taubaté, Taubaté.

Oliveira, S. N. (2010). Lazer sério e envelhecimento: loucos por corrida. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Parolini, P. L. L. (2016) Identificação dos perfis e patrocinadores que agregam mais valor aos eventos de corrida de rua: um estudo na visão dos consumidores do esporte. Dissertação de mestrado, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo.

Pires, G. (2007). Agôn – Gestão do Desporto. Porto: Porto Editora.

Pitts, B. G., & Stotlar, D. K. (2002). Fundamentos do marketing esportivo. São Paulo: Phorte.

Poit, D. R. (2006). Organização de eventos esportivos (4a. ed.). São Paulo: Phorte.

Prado, D. (2008). Maturidade em Gerenciamento de Projetos (2a. ed.). São Paulo: Editora Falconi.

Prado, D. (2016). Maturidade em Gerenciamento de Projetos (3a. ed.). São Paulo: Editora Falconi.

Prado, D., & Oliveira, W. (2018). Relatório Pesquisa 2017: relatório geral – parte A: indicadores. São Paulo: Maturity by Project Category Model.

Project Management Institute. (2014). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®) (5a ed.). São Paulo: Saraiva.

Rinaldi, R. S., Nadae, J., Carvalho, M. M., & Moraes, R. O. (2015). A avaliação da maturidade em Gerenciamento de Projetos em empresas organizadoras de eventos: estudos de casos múltiplos. Anais do IV SINGEP, São Paulo, SP, Brasil.

Salgado, J. V. V., & Chacon-Mikahil, M. P. T. (2006). Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes. Revista Conexões, 4(1), 100-109.

Sarmento, J. P., & Pinto, A. (2014). Gestão de eventos desportivos. In M. Arraya & M. N. Silva (Eds.), Tendências contemporâneas da Gestão Desportiva (pp. 345-374). Lisboa: Visão & Contexto.

Sebrae (2015). Intraempreendedorismo. Sebrae. Recuperado em 24 nov., 2018 de http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/empreendedorismo-e-intraempreendedorismo-a-bola-da-vez,8317080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Sgura, R. V. (2016). Maturidade em Gerenciamento de Projetos: um estudo de caso na indústria naval fluminense. Dissertação de mestrado, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Silva Neto, J. C. A. (2011). Avaliação de maturidade no Gerenciamento de Projetos em uma empresa de mineração em Minas Gerais. Projeto de dissertação, FUMEC, Belo Horizonte.

Silva, E. L. d., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação (4a ed.). Florianópolis: UFSC.

Silva, J. C. A. (2011). Avaliação de maturidade no gerenciamento de projetos em uma empresa de mineração em Minas Gerais. Dissertação de mestrado, FUMEC, Belo Horizonte.

Silva, R. R., & Santos, E. M. (2016). Modelos de maturidade em Gerenciamento de Projetos: uma análise comparativa. Exacta, 14(3), 467-476.

Silveira, G. A. (2008). Fatores contribuintes para a maturidade em gerenciamento de projetos: um estudo em empresas brasileiras. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Souza Neto, P. A. (2015). Nível de maturidade em gerenciamento de projetos das maiores empresas de desenvolvimento de software do Porto Digital. Dissertação de mestrado, Faculdade Boa Viagem, Recife.

Tranchitella, M. (2013). O gerenciamento de riscos em eventos esportivos: um estudo com corrida de rua. Dissertação de mestrado, Universidade do Porto, Porto.

Veal, A. J., & Darcy, S. (2014). Research methods in sport studies and sport management: a practical guide. Oxon: Routledge.

Vergara, S. C. (2009). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração (10e ed.). São Paulo: Atlas.

Published

2019-08-28

How to Cite

Vanucci, L. H. T., Moraes, I. F., Perrenoud, L., & Rocco Júnior, A. J. (2019). Project management maturity: an analysis over the street running organizing companies of the city of São Paulo. Revista De Gestão E Projetos, 10(2). https://doi.org/10.5585/gep.v10i2.11385