Gerando Modelo de Negócio: a pré-incubação como ambiente experimental

Autores/as

  • Anderson Paiva Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte.
  • Iris Linhares Pimenta Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte.
  • Maria Luiza Azevedo Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte.
  • Raquel Siqueira Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v4i1.41

Palabras clave:

Base Tecnológica, Pré-incubação, Startups, empreendedores, Business Model Generation, Design Thinking.

Resumen

Este estudo visa contribuir para a construção de um modelo de monitoramento e avaliação que possibilite um melhor acompanhamento das empresas na fase de pré-incubação em uma incubadora de base tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O modelo de monitoramento e avaliação foi estruturado de acordo com o programa definido para a pré-incubação da incubadora. Na etapa de pré-incubação a incubadora tem a função de apoiar empreendedores a transformarem ideias inovadoras em negócios rentáveis e, para isso, oferece cursos e mentorias sobre Business Model Generation (BMG); Design Thinking Startup Enxuta; Estratégia do Oceano Azul; Métricas e Indicadores; e Pitch. A forma de acompanhamento dos empreendedores concilia os conceitos apresentados nos módulos do curso com as etapas de construção do BMG, desenvolvimento do protótipo e validação do negócio proposto pelos empreendedores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, sendo utilizada a Pesquisa-ação para o modelo de acompanhamento das empresas e definição dos módulos do curso.A definição de um modelo padrão para acompanhamento e avaliação das empresas pré-incubadas permitiu um acompanhamento mais preciso do estágio de desenvolvimento da empresa e possibilitou que a incubadora pudesse cumprir seu papel de forma mais eficiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Paiva Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte.

Doutorado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte (Brasil). Atualmente é professor adjunto do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte (Brasil).

Iris Linhares Pimenta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte.

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte (Brasil). Atualmente é docente do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte (Brasil).

Maria Luiza Azevedo Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte.

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte (Brasil). Atualmente é assistente de gestão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte (Brasil).

Raquel Siqueira Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte.

Graduação em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte (Brasil). Atualmente é engenharia de produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte (Brasil).

Publicado

2016-04-12

Cómo citar

Cruz, A. P., Pimenta, I. L., Carvalho, M. L. A., & Maciel, R. S. (2016). Gerando Modelo de Negócio: a pré-incubação como ambiente experimental. International Journal of Innovation – IJI, 4(1), 84–98. https://doi.org/10.5585/iji.v4i1.41

Número

Sección

Articles