Gerando Modelo de Negócio: a pré-incubação como ambiente experimental
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v4i1.41Palabras clave:
Base Tecnológica, Pré-incubação, Startups, empreendedores, Business Model Generation, Design Thinking.Resumen
Este estudo visa contribuir para a construção de um modelo de monitoramento e avaliação que possibilite um melhor acompanhamento das empresas na fase de pré-incubação em uma incubadora de base tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O modelo de monitoramento e avaliação foi estruturado de acordo com o programa definido para a pré-incubação da incubadora. Na etapa de pré-incubação a incubadora tem a função de apoiar empreendedores a transformarem ideias inovadoras em negócios rentáveis e, para isso, oferece cursos e mentorias sobre Business Model Generation (BMG); Design Thinking Startup Enxuta; Estratégia do Oceano Azul; Métricas e Indicadores; e Pitch. A forma de acompanhamento dos empreendedores concilia os conceitos apresentados nos módulos do curso com as etapas de construção do BMG, desenvolvimento do protótipo e validação do negócio proposto pelos empreendedores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, sendo utilizada a Pesquisa-ação para o modelo de acompanhamento das empresas e definição dos módulos do curso.A definição de um modelo padrão para acompanhamento e avaliação das empresas pré-incubadas permitiu um acompanhamento mais preciso do estágio de desenvolvimento da empresa e possibilitou que a incubadora pudesse cumprir seu papel de forma mais eficiente.
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