Conceito e Teoria de Big Data
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.91Palavras-chave:
Big Data, Inovação, Geração de Valor, Modelo de Negócios, Inovação Empresarial, Visão Baseada em Recursos.Resumo
O termo Big Data está sendo amplamente utilizado por empresas e pesquisadores que consideram suas funcionalidades ou aplicações relevantes para criar valor e inovação empresarial. No entanto, algumas perguntas surgem sobre o que é este fenômeno e, mais precisamente, como ele ocorre e em que condições ela pode criar valor e inovação nos negócios. Em nossa opinião, a falta de profundidade relacionada com os princípios envolvidos do Big Data e a própria ausência de uma definição conceitual, tornou difícil responder a estas questões que serviram de base para nossa pesquisa. Para responder a estas perguntas fizemos um estudo bibliométrico e uma extensa revisão da literatura. Os estudos bibliométricos foram realizadas com base em artigos e citações da base Web of Knowledge. O principal resultado da nossa pesquisa é o fornecimento de uma definição conceitual para o termo Big Data. Além disso, propomos que os princípios descobertos podem contribuir com outras pesquisas que pretendem investigar a criação de valor por Big Data. Finalmente propomos que a criação de valor por meio do uso do Big Data deve ser vista à luz da Visão Baseada em Recursos, pois essa é a principal teoria usada para discutir esse tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 International Journal of Innovation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.