Conceito e Teoria de Big Data

Autores

  • Marcos Mazzieri Digitalplace Network Corp.
  • Eduardo Dantas Soares Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.91

Palavras-chave:

Big Data, Inovação, Geração de Valor, Modelo de Negócios, Inovação Empresarial, Visão Baseada em Recursos.

Resumo

O termo Big Data está sendo amplamente utilizado por empresas e pesquisadores que consideram suas funcionalidades ou aplicações relevantes para criar valor e inovação empresarial. No entanto, algumas perguntas surgem sobre o que é este fenômeno e, mais precisamente, como ele ocorre e em que condições ela pode criar valor e inovação nos negócios. Em nossa opinião, a falta de profundidade relacionada com os princípios envolvidos do Big Data e a própria ausência de uma definição conceitual, tornou difícil responder a estas questões que serviram de base para nossa pesquisa. Para responder a estas perguntas fizemos um estudo bibliométrico e uma extensa revisão da literatura. Os estudos bibliométricos foram realizadas com base em artigos e citações da base Web of Knowledge. O principal resultado da nossa pesquisa é o fornecimento de uma definição conceitual para o termo Big Data. Além disso, propomos que os princípios descobertos podem contribuir com outras pesquisas que pretendem investigar a criação de valor por Big Data. Finalmente propomos que a criação de valor por meio do uso do Big Data deve ser vista à luz da Visão Baseada em Recursos, pois essa é a principal teoria usada para discutir esse tema.

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Publicado

09.06.2016

Como Citar

Mazzieri, M., & Soares, E. D. (2016). Conceito e Teoria de Big Data. International Journal of Innovation – IJI, 4(2), 23–41. https://doi.org/10.5585/iji.v4i2.91

Edição

Seção

Artigos