Capacidade de Inovação do Cluster: uma pesquisa Sistemática

Autores

  • Bruno Anicet Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Florianópolis
  • Mariana Bianchini Galuk Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Florianópolis
  • Vanessa Marques Daniel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Florianópolis
  • Aurora Carneiro Zen Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v7i1.157

Palavras-chave:

Capacidade de inovação, Clusters, Pesquisa Sistemática

Resumo

A maioria dos estudos sobre capacidade de inovação analisamo nível da firma. Pouco se tem dedicado ao entendimentodas interações que ocorrem em arranjos interorganizacionais e quais capacidades tais arranjosdetêm. Sendo assim, o presente estudo objetiva analisar a produção acadêmica  sobre capacidade de inovação de clusters na área de negócios no período de 2005 a 2014. Para tanto, foram pesquisadas três bases de dados: EBSCO, SCOPUS e Webof Knowledge. Dos 311 artigos catalogados, 144 possuíam artigo completo disponível. Dentre estes, foram selecionado 18 artigos e através de análise qualitativa do conteúdo estruturou-se a capacidade de inovação do cluster e oframeworkteórico. Entendeu-se que existem três grandes capacidades que formam a capacidade de inovação de cluster, sendo elas: capacidade de aquisição, capacidade de difusão e capacidade de gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Anicet Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Florianópolis

Potencializa aprendizagens e inovações orquestrando transformações com sentido. Administrador (2012), Mestre (2016) em Administração (UFRGS) com período sanduíche na Kedge Business School (França) e Doutorando em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (UFRGS) com período como pesquisador visitante na University of Bologna/UNIBO (Itália). Atuou em diferentes projetos de consultoria e capacitação nas áreas de estratégia, educação, inovação, empreendedorismo e transformação social em organizações como: Klavo Marketing e Gestão, Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI/UFRGS), Parque Científico e Tecnológico Zenit (UFRGS), Unimed Porto Alegre, Ferramentas Gedore, Café do Mercado, Darcy Pacheco, Júnior Achievement, Grupo A, Rede Marista entre outros. Atuou como professor de MBA na UniRitter, na FADERGS e na UCS. Pesquisador do GPEI ? Grupo de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Internacionalização e do GPS - Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação. Atualmente, é Gestor de Projetos de Aprendizagem e Inovação na Secretaria de Educação Municipal de Porto Alegre (SMED). É cofundador e professor da Escola Convexo, uma iniciativa que busca potencializar lideranças a partir da resolução de problemas dentro de comunidades socialmente expostas. Tem como principais interesses de pesquisa: Inovação, Clusters, Ecossistemas, Estratégia e Aprendizagem.

Mariana Bianchini Galuk, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Florianópolis

Estudante de Mestrado em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (PPGA/UFRGS), desenvolvendo projeto de pesquisa de mestrado sobre os recursos do cluster para a internacionalização. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase no mercado financeiro.

Vanessa Marques Daniel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Florianópolis

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Administração: Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010). Atua no Zenit - Parque Científico e Tecnológico da UFRGS. As áreas de interesse para pesquisa são: Administração Pública, Sistemas de Informação em Saúde, Governo Eletrônico, Inovação no Setor Público.

Aurora Carneiro Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Florianópolis

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Administração . Também atua como Diretora de Serviços e Projetos do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS. Tem como principais interesses de pesquisa: gestão da inovação, estratégia de internacionalização, empreendedorismo, estratégia, relações interorganizacionais, parques tecnológicos e incubadoras de empresas.

Downloads

Publicado

02.01.2019

Como Citar

Bittencourt, B. A., Galuk, M. B., Daniel, V. M., & Zen, A. C. (2019). Capacidade de Inovação do Cluster: uma pesquisa Sistemática. International Journal of Innovation – IJI, 7(1), 26–44. https://doi.org/10.5585/iji.v7i1.157

Edição

Seção

Artigos