Influência do Technology Readiness Index na Orientação Empreendedora: Um Estudo com Empreendedores Brasileiros nos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v5i1.150Palavras-chave:
Technology Readiness Index, Orientação Empreendedora, Pequenos Empreendedoras BrasileirosResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência do Technology Readiness Index (TRI) na orientação empreendedora (OE) para os pequenos empresários brasileiros que se fixaram nos Estados Unidos. A pesquisa exploratória de levantamento ou survey de caráter quantitativo utilizou a modelagem de equações estruturais com auxílio do SmartPLS (SEM-PLS). A amostra compreende 107 pequenos empresários brasileiros que se encontram nos Estados Unidos. Os resultados indicam a predominância dos fatores indutores de tecnologia nas dimensões de otimismo e inovatividade para o TRI, estes achados apontam à adoção de novas tecnologias. A exclusão das dimensões de desconforto e insegurança na TRI revelam que os empreendedores se sentem confortáveis com a tecnologia e não sentem desconforto ou insegurança com a sua utilização. Em relação a orientação empreendedora, observou-se a presença das dimensões de propensão ao risco, pró-atividade e inovatividade entre os pesquisados. Quanto ao relacionamento dos dois constructos de TRI e OE, o modelo estrutural apresentou um bom ajuste que foi da ordem de 36%, infere-se que a TRI explica em 13% a OE. Em linhas gerais, o TRI influencia de maneira mediana a orientação empreendedora dos pequenos empresários brasileiros analisados.
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