O Impacto do Endomarketing nas Organizações

Autores

  • Paulo Bruno Rodrigues da Silva Universidade de Guarulhos - UnG.
  • Antonio Carlos Estender Universidade Guarulhos - UnG.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.102

Palavras-chave:

endomarketing, comunicação, estratégia, integração

Resumo

Este trabalho se propõe a compreender as percepções dos stakeholders sobre marketing e recursos humanos para a aplicação prática de endomarketing, o trabalho visa também solucionar problemas específicos, no caso, o impacto do endomarketing nas organizações. O objetivo é discutir os impactos e demonstrar os benefícios do endomarketing nas organizações. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso único, em uma empresa do setor de pesquisa clínica, onde foram realizadas 20 entrevistas de natureza qualitativa e exploratória, sendo a coleta de dados efetuada por meio de questionários destinados aos stakeholders. Observou-se que os principais resultados foram uma menor taxa de rotatividade, acesso fácil as informações técnicas, redução de custos em cursos e a tentativa de implementação de uma ferramenta que permitisse o fácil acesso as informações técnicas. Diante do exposto as implicações mais relevantes foram que por motivos de ser uma empresa multinacional, a estrutura ainda tem certas inflexibilidades ao implantar estratégias como o endomarketing, ou simplesmente elaborar uma ferramenta que permita o acesso e compartilhamento do conhecimento e informações técnicas, algumas outras implicações puderam ser vistas no que se diz respeito a falta de integração da área de Recursos Humanos e para com os colaboradores e outras áreas.

 

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Biografia do Autor

Paulo Bruno Rodrigues da Silva, Universidade de Guarulhos - UnG.

Bacharel em Administração pela Universidade de Guarulhos – UNG, Guarulhos, (Brasil). Administrador em Empresas pela Universidade Guarulhos- São Paulo – UNG.

Antonio Carlos Estender, Universidade Guarulhos - UnG.

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, (Brasil). Professor na Universidade de Guarulhos – UNG. 

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Rodrigues da Silva, P. B., & Estender, A. C. (2018). O Impacto do Endomarketing nas Organizações. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 6(1), 19–35. https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.102

Edição

Seção

Relatos técnicos