Uso da Tecnologia RFID no Rastreamento de Amostras Laboratoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v7i1.11211

Palavras-chave:

Criação de valor ao cliente, Desenvolvimento tecnológico, RFID, Medicina diagnóstica

Resumo

Este relato apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma plataforma de solução de rastreabilidade, usando a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), criada a partir da necessidade apresentada por clientes do segmento de medicina diagnóstica e por meio da aplicação do conceito e etapas básicas do processo de criação de valor, na empresa UNITEC.   Identificada a oportunidade no segmento de medicina diagnóstica e entendendo o potencial desse mercado, a partir do atendimento das necessidades apresentadas, desenvolveu-se a solução mediante análise detalhada dos processos do cliente. O objetivo central deste trabalho foi desenvolver e comercializar um produto no formato de plataforma, envolvendo a oferta do hardware, software e serviços relacionados, para atender às necessidades de maior controle e gestão do processo para os clientes do segmento em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Elias Zanini Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharel em Engenharia Elétrica pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial, com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo, MBA em Finanças Corporativas pela PUC Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduação em Comércio Exterior pela Fundação Alvares Penteado de São Paulo. Exerceu cargos de direção nas áreas de Supply Chain, Operações, Marketing e Vendas para América Latina na Eaton Corporation, Vice-Presidência de Marketing e Vendas na Invensys Controls, Vice Presidência de Vendas para América Latina na Belden Inc. e atualmente ocupa o cargo de Gerente Geral na Unitec Soluções, empresa do setor de tecnologia em semicondutores e soluções integradas para aplicações de conectividade, IoT, RFID e cidades inteligentes.

Lilian Aparecida Pasquini Miguel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faz parte, atualmente, do núcleo permanente do Mestrado Profissional em Administração de Desenvolvimento do Negócio, do Mackenzie, com atuação na linha de Desenvolvimento de Mercados e Negócios, e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

 

Referências

ABRAMED – Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (2017). Dados da Análise Setorial, 2015 - http://www.abramed.org.br/. Resgatado em Junho.

Anderson, J., & Narus, J. (2004). Business market management: understanding, creating and delivering value. New Jersey: Prentice-Hall.

Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management. v. 7, n.1, p. 99-120.

Blackwell, R. D.; Miniard, P. W., & Engel, J. F. (2005). Comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson.

Bowman, C., & Ambrosini, V. (2000). Value creation versus value capture: Towards a coherent definition of value in strategy. British Journal of Management, v.11, n.15, p.1–15.

Lanning, M.J., & Michaels, E.G. (1988). A business is a value delivery system. Relatório McKinsey, 41, Jun.

Marcondes, R. C.; Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. Recuperado de http://up.mackenzie.br/stricto-sensu/administracao-do-desenvolvimento-de- negócios-profissional/.

Priem, R. (2007). A consumer perspective on value creation. Academy of Management Review, v. 32, n. 1, 219–235.

ZeithamL, V. (1988). Consumer perception of price, quality and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, New York, Jul. v.52, n.3, p.2-22.

Zubac, A.; Hubbard, G., & Johnson, L.W. (2010). The RBV and value creation: a managerial perspective. European Business Review, v. 22, n. 5, p. 515-538.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Andrade, J. E. Z., & Miguel, L. A. P. (2019). Uso da Tecnologia RFID no Rastreamento de Amostras Laboratoriais. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 7(1), 110–126. https://doi.org/10.5585/iptec.v7i1.11211

Edição

Seção

Relatos técnicos