Redução do Tempo Médio de Atendimento em uma Operadora de Saúde: Otimização do Processo de Autorização de Ressonância Magnética de Coluna

Autores

  • Josevane Aparecida Barbosa Universidade Nove de Julho -UNINOVE
  • Deivid Nogueira Rafael Universidade Nove de Julho -UNINOVE
  • Simone Aquino Centro de Tecnologia das Radiações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CTR/IPEN

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v7i1.140

Palavras-chave:

Tempo de Atendimento, Checklist, Ressonância Magnética

Resumo

Uma das preocupações de operadoras privadas de planos de saúde é a diminuição do tempo de atendimento de seus clientes nas centrais de atendimento, regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações. O presente relato técnico foi delineado como estudo qualitativo, exploratório, descritivo e de pesquisa participante. O processo de aprovação e agendamento do exame de ressonância magnética (RM) de coluna foi modificado desde a etapa da solicitação do beneficiário até a autorização final pela equipe médica. A implantação de um novo fluxo de tomada de decisão, a fim de reduzir ou eliminar as implicações que a lentidão do atendimento podem gerar na saúde dos pacientes, teve como base a inclusão de um Checklist durante as solicitações de RM de coluna. A partir da análise dos resultados, constatou-se que o tempo médio de atendimento com a implantação do Checklist, foi reduzido para 6 minutos. Gerou uma diminuição do tempo médio de atendimento por cliente de 10 para até 6 minutos, com ganho produtivo no processo, relacionado à maior eficiência da operadora e satisfação dos clientes, colaboradores e prestadores de serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josevane Aparecida Barbosa, Universidade Nove de Julho -UNINOVE

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho -UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

Deivid Nogueira Rafael, Universidade Nove de Julho -UNINOVE

Mestre pelo do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho -UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

Simone Aquino, Centro de Tecnologia das Radiações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CTR/IPEN

Doutora em tecnologia Nuclear-Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN-CNEN, São Paulo, (Brasil). Pesquisadora pós-doc do Centro de Tecnologia das Radiações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (CTR-IPEN/CNEN) - USP.

Downloads

Publicado

2019-06-25

Como Citar

Barbosa, J. A., Rafael, D. N., & Aquino, S. (2019). Redução do Tempo Médio de Atendimento em uma Operadora de Saúde: Otimização do Processo de Autorização de Ressonância Magnética de Coluna. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 7(1), 16–35. https://doi.org/10.5585/iptec.v7i1.140

Edição

Seção

Relatos técnicos