Maturidade em Gerenciamento de Projetos Estratégicos: fatores de impacto em uma instituição pública de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v8i1.15875

Palavras-chave:

Maturidade em Gerenciamento de Projetos, Projetos Estratégicos, Instituição Pública de Educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam a percepção de maturidade sobre o gerenciamento de projetos estratégicos. Para tal, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória, de corte transversal, com uma amostra de 142 gerentes e membros de equipes de projetos estratégicos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, complementados por análise factual e documental. Os dados foram tratados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram que as variáveis que influenciam a percepção de maturidade em gerenciamento de projetos no Instituto foram o gerenciamento do tempo, custos, comunicações, partes interessadas e aquisições, assim como o grau de instrução do profissional e a estrutura organizacional com um gerente de projeto mais dedicado e com o apoio da alta administração. Os resultados, embora não possam ser generalizados, indicam caminhos para o direcionamento de políticas e incentivos para aumentar o desempenho de projetos estratégicos em instituições públicas de educação.

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Biografia do Autor

Roger Campo Dall'Orto Guimarães, Petróleo Brasileiro S.A.

Engenheiro de Produção - Petróleo Brasileiro S.A. – Diretoria de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia – Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia - Sistemas de Implantação I - Unidades Afretadas de Produção IAnterior: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Engenheiro de Produção - Reitoria - Diretoria de Planejamento InstitucionalMestre em Administração - Estratégia e Governança Pública e Privada, Fucape Business School  
Pós-graduado em Engenharia de Produção - Gestão Organizacional - IFES
PMP, Project Management Professional (PMI)®
CBPP, Certified Business Process Professional (ABPMP)®
Certificação Green Belt Six Sigma
Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

Sérgio Augusto Pereira Bastos, FUCAPE Business School

Professor Associado da FUCAPE Business School - Departamento de Administração de Empresas.

Doutor em Administração de Empresas (PUC-Rio, 2012), mestre em Administração de Empresas (PUC-Rio, 2006) e graduado em Engenharia Mecânica (UFRJ, 1985). Interesses de pesquisa: gestão estratégica, estratégias políticas empresariais, alianças e redes estratégicas.

Experiência profissional como consultor e executivo, tendo trabalhado para IBM, PricewaterhouseCoopers (PWC), Mesbla, Jornal O Globo e Andersen Consulting (Accenture). e SENAI CETIQT. É, atualmente, sócio da Substantiva Consultoria e Professor Associado da FUCAPE Business School.

Vivência profissional em planejamento e acompanhamento de desempenho com destaque para análises estratégicas, avaliações de investimentos, orçamento e custos. Desenvolvimento e implementação de mudanças no modelo de gestão de inúmeras empresas com ênfase em redirecionamento estratégico, planejamento, sistemas de informações, redesenho de processos e capacitação. Atuação em ambientes de intensa mudança organizacional e reestruturação de negócios. Liderança em projetos de consultoria de gestão para organizações de médio e grande porte em diversos segmentos de negócio.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Guimarães, R. C. D., & Bastos, S. A. P. (2020). Maturidade em Gerenciamento de Projetos Estratégicos: fatores de impacto em uma instituição pública de educação. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 8(1), 51–69. https://doi.org/10.5585/iptec.v8i1.15875

Edição

Seção

Relatos técnicos