Maturidade em Gerenciamento de Projetos Estratégicos: fatores de impacto em uma instituição pública de educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v8i1.15875Palavras-chave:
Maturidade em Gerenciamento de Projetos, Projetos Estratégicos, Instituição Pública de EducaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam a percepção de maturidade sobre o gerenciamento de projetos estratégicos. Para tal, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória, de corte transversal, com uma amostra de 142 gerentes e membros de equipes de projetos estratégicos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, complementados por análise factual e documental. Os dados foram tratados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram que as variáveis que influenciam a percepção de maturidade em gerenciamento de projetos no Instituto foram o gerenciamento do tempo, custos, comunicações, partes interessadas e aquisições, assim como o grau de instrução do profissional e a estrutura organizacional com um gerente de projeto mais dedicado e com o apoio da alta administração. Os resultados, embora não possam ser generalizados, indicam caminhos para o direcionamento de políticas e incentivos para aumentar o desempenho de projetos estratégicos em instituições públicas de educação.
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