Planejamento estratégico para abertura de canal de venda de uma fábrica de artes em madeira

Emanuel Campigotto Sandri, André Ricardo do Rosário Contani, Giovani Cruzara, Júlia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka

Resumo


O conceito de planejamento estratégico pode ser definido como um método cujo intuito é diminuir riscos ao prever o futuro a partir de um processo sistemático e contínuo. Nesse sentido, este relato técnico-científico teve como objetivo analisar a abertura de um novo canal de venda diante do planejamento estratégico e do contexto competitivo de uma empresa estabelecida na cidade de Cascavel, no Paraná. O método baseou-se no estudo de caso único qualitativo e de natureza descritiva-explicativa, com entrevistas com o gestor. Acompanhou-se e auxiliou-se na implantação de um novo canal de venda derivado do planejamento estratégico da empresa, cujo desenvolvimento se baseou no uso de ferramentas como a análise de cenário, análise do posicionamento, análise SWOT e análise dos canais. Como resultado, entende-se que a empresa está ciente dos seus pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades presentes no mercado que poderão ser aproveitadas e das ameaças que deverão ser tratadas com cautela. Ainda que não esteja formalizado e registrado em um único documento escrito, o processo de planejamento estratégico foi conduzido e está acessível ao gestor para a definição dos cursos de ação da empresa.

 


Palavras-chave


Competitividade; Gestão organizacional; Planejamento estratégico; Gestão de canais de venda.

Texto completo:

PDF

Referências


Alcântara, R. L. C. (1997). A gestão estratégica dos canais de distribuição: um exame da evolução e do atual estágio do relacionamento entre o atacado de entrega e a indústria. São Paulo: EAESP I FGV, 1997. 194p. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação da EAESP/FGV, Área de Concentração: Mercadologia).

de Almeida, A. M. P. (1999). Sistemas de canais de distribuição: um estudo de caso na indústria alimentícia mineira. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, n8, p.51-60.

Andreuzza, M. G. S. B. (2008). Apostila de planejamento estratégico. Instituto SAGRES de Políticas e Gestão de Estratégias Aplicadas.

Drucker, P. F. (1977). Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, 1977.

Hitt, M. A., Ireland, R. D., & Hoskisson, R. E. (2011). Administração estratégica: competitividade e globalização. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning.

Kotler, P. (1998). Administração de marketing: Análise. Planejamento, Implementação e controle, 5.

Kotler, P., & ARMSTRONG, G. (2003). Administração de marketing. A Bíblia do Marketing, 12.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12ª edição.

Mintzberg, H. (2010). Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2 ed. Porto Alegre: Bookman.

Moreira, J. C. T (2000). Administração de Vendas. São Paulo: Editora Saraiva.

Neves, M. F. (1999). Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Novaes, A. G. (2015). Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier.

Oliveira, D. P. R. (2004). Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 20 ed. São Paulo: Atlas.

de Oliveira, L. M., Perez Junior, J. H., & dos Santos Silva, C. A. (2011). Controladoria estratégica. Atlas.

Porter, M. E. (1979). How Competitive Forces Shape Strategy. Harvard Business Review, 57(2), 137-145.

Porter, M. E. (1996). What is strategy?. Harvard Business Review, 74(6), 61-78.

Pascarella, R. (2015). Gestão de canais de distribuição. Editora FGV.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e

Pesquisa, São Paulo, 31(3), 443-466,




DOI: https://doi.org/10.5585/iptec.v9i1.19085

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Inovação, Projetos e Tecnologias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC

e-ISSN: 2318-9851
www.revistaiptec.org

Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC ©2021 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional