Planejamento estratégico para abertura de canal de venda de uma fábrica de artes em madeira
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v9i1.19085Palavras-chave:
Competitividade, Gestão organizacional, Planejamento estratégico, Gestão de canais de venda.Resumo
O conceito de planejamento estratégico pode ser definido como um método cujo intuito é diminuir riscos ao prever o futuro a partir de um processo sistemático e contínuo. Nesse sentido, este relato técnico-científico teve como objetivo analisar a abertura de um novo canal de venda diante do planejamento estratégico e do contexto competitivo de uma empresa estabelecida na cidade de Cascavel, no Paraná. O método baseou-se no estudo de caso único qualitativo e de natureza descritiva-explicativa, com entrevistas com o gestor. Acompanhou-se e auxiliou-se na implantação de um novo canal de venda derivado do planejamento estratégico da empresa, cujo desenvolvimento se baseou no uso de ferramentas como a análise de cenário, análise do posicionamento, análise SWOT e análise dos canais. Como resultado, entende-se que a empresa está ciente dos seus pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades presentes no mercado que poderão ser aproveitadas e das ameaças que deverão ser tratadas com cautela. Ainda que não esteja formalizado e registrado em um único documento escrito, o processo de planejamento estratégico foi conduzido e está acessível ao gestor para a definição dos cursos de ação da empresa.
Downloads
Referências
Alcântara, R. L. C. (1997). A gestão estratégica dos canais de distribuição: um exame da evolução e do atual estágio do relacionamento entre o atacado de entrega e a indústria. São Paulo: EAESP I FGV, 1997. 194p. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação da EAESP/FGV, Área de Concentração: Mercadologia).
de Almeida, A. M. P. (1999). Sistemas de canais de distribuição: um estudo de caso na indústria alimentícia mineira. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, n8, p.51-60.
Andreuzza, M. G. S. B. (2008). Apostila de planejamento estratégico. Instituto SAGRES de Políticas e Gestão de Estratégias Aplicadas.
Drucker, P. F. (1977). Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, 1977.
Hitt, M. A., Ireland, R. D., & Hoskisson, R. E. (2011). Administração estratégica: competitividade e globalização. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning.
Kotler, P. (1998). Administração de marketing: Análise. Planejamento, Implementação e controle, 5.
Kotler, P., & ARMSTRONG, G. (2003). Administração de marketing. A Bíblia do Marketing, 12.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing: a bíblia do marketing. 12ª edição.
Mintzberg, H. (2010). Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2 ed. Porto Alegre: Bookman.
Moreira, J. C. T (2000). Administração de Vendas. São Paulo: Editora Saraiva.
Neves, M. F. (1999). Um modelo para planejamento de canais de distribuição no setor de alimentos (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Novaes, A. G. (2015). Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier.
Oliveira, D. P. R. (2004). Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 20 ed. São Paulo: Atlas.
de Oliveira, L. M., Perez Junior, J. H., & dos Santos Silva, C. A. (2011). Controladoria estratégica. Atlas.
Porter, M. E. (1979). How Competitive Forces Shape Strategy. Harvard Business Review, 57(2), 137-145.
Porter, M. E. (1996). What is strategy?. Harvard Business Review, 74(6), 61-78.
Pascarella, R. (2015). Gestão de canais de distribuição. Editora FGV.
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e
Pesquisa, São Paulo, 31(3), 443-466,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Inovação, Projetos e Tecnologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.