Proposta de intervenção para melhorias na gestão comercial de uma indústria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.20032

Palavras-chave:

Estratégia, Business model canvas, SWOT

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de intervenção de melhorias na gestão comercial de uma fábrica de vidros localizada no Paraná. Trata-se de um relato técnico que, após a realização de encontros para conhecer a estrutura da empresa, conversas com o coordenador do setor comercial e a aplicação da ferramenta, possibilitou uma visão mais clara do ambiente em que a empresa está inserida e do seu modelo de negócios. Para a coleta de dados foram realizados encontros onlines e presenciais, com aplicação de um diagnóstico e das ferramentas de análise estratégica Business Model Canvas e Matriz SWOT, além da análise da estrutura da empresa. Diante das situações levantadas com a aplicação das ferramentas foi possível identificar oportunidades de melhorias a fim de auxiliar a empresa em seu desenvolvimento da área comercial, como principais propostas, foram sugeridas: a padronização da identidade visual da empresa, criação de material de apoio para os vendedores e clientes, ampliação do envolvimento nas redes sociais e site, implementação do pós-vendas, plano de capacitação da equipe de vendas, e ações de engajamento da equipe.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane da Silva Castanhetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Graduada em Ciências Econômicas pela Unioeste campus Cascavel-PR. Mestranda em Administração pela Unioeste campus Cascavel-PR.

Michelli Julhian Abegg Ceolin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui pós graduação em gestão industrial e manufatura enxuta - Lean Manufacture pela Faculdade de tecnologia Senai (2019) e especialização em inovação e gestão pela Faculdade Sebrae (2014). Atualmente é Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Claudio Antonio Rojo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor Associado da UNIOESTE, onde ministra Planejamento Estratégico na graduação e Cenários Estratégicos e Competitivos no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado em Contabilidade.

Referências

Almeida, L. M. D. S., Souza, L. G. M. D., & Mello, C. H. P. (2010). A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação. Gestão & Produção, 17(1), 19-34.

Ballarin, R. R. (2021). A aplicação de ferramentas do marketing digital como elemento estratégico em MICR. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, São Paulo, Brasil.

Barbosa, B., Santos, C. A., & Filipe, S. (2020). Um estudo exploratório sobre a adoção de social media marketing por empresas B2B. ICIEMC Proceedings, (1), 29-37.

Behling, G., Pereira, D. G., & Marinho, S. V. (2019). Uma Gota no Oceano e Vários Desafios para a Ocean Drop. Revista de Administração Contemporânea, 436-453.

Berta, E. M., Passarin, P., Santos, P. P., & Daleaste, J. C. (2019). Gestão Empresarial: um estudo do setor comercial em uma empresa do segmento metal-mecânico. Anais Centro de Ciências Sociais Aplicadas/ISSN 2526-8570, 111-127.

Fernandes, D. R. (2012). Uma visão sobre a análise da Matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, 57-68.

Loureiro, G. C., Caldeira, A., Souza, S. A., & Arcari, V. (2017). Criação de valor com base em inovação a custos reduzidos: a experiência de construção de um modelo de negócios empreendedor. Fórum Liberdade Econômica, 1-14.

Maia, B. I., Futami, A. H., de Oliveira, M. A., & Hurtado, B. A. (2016). Estrutura de Vendas nas Organizações de Conformação a Frio do Norte de Santa Catarina. Espacios, 37(14), 1-9.

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books.

Paiva, V., & Miguel, P. L. (2020). Como lidar com fornecedores diante da pandemia. GVExecutivo, 15-17.

Presrlak, M. I., Endo, G. Y., Kato-Cruz, É. M., & Bulhões, R. (2021). Análise estratégica e propostas de intervenção: um caso prático em uma microempresa em Cascavel/PR. Revista de Casos e Consultoria, 1-20.

Saldanha, W. B. (2018). Avaliação de desempenho na área comercial: proposta de um modelo de avaliação específica para profissionais de vendas. Trabalho de Conclusão de curso. Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil.

Silva, P. B. R., & Estender, A. C. (2018). O Impacto do Endomarketing nas Organizações. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias–IPTEC, 6(1), 19-35.

Silva, R. F., Pinheiro, E. M., Serra, M. C., Rodrigues, A. L., & Vieira, A. C. (2018). Plano de negócios de uma microcervejaria artesanal, Maranhão. Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharias, 01-16.

Teixeira, C. A., Dantas, G. G., & Barreto, C. A. (2015). A importância do planejamento estratégico para as pequenas empresas. Revista eletrônica científica da FAESB, 104-123.

Trevisan, L. V., Fialho, C. B., & Coronel, D. A. (2018). Propostas de implantação das ferramentas Canvas e análise SWOT em uma empresa de pequeno porte. Revista Inteligência Competitiva, 35-52.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Castanhetti, L. da S., Ceolin, M. J. A., & Rojo, C. A. (2021). Proposta de intervenção para melhorias na gestão comercial de uma indústria. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 9(2), 239–254. https://doi.org/10.5585/iptec.v9i2.20032

Edição

Seção

Relatos técnicos