Como identificar possíveis produtos técnicos/tecnológicos nas dissertações e teses? Proposta de um instrumento para diagnóstico

Cristina Dai Prá Martens, Isabel Cristina Scafuto, Jaime Bartholomeu Filho, Ricardo Luis Zanfelicce

Resumo


A geração de produtos técnicos/tecnológicos (PTT) no contexto de Programas de Pós-Graduação (PPG), como resultado das pesquisas desenvolvidas, tem sido motivada de forma crescente pela CAPES. Em programas profissionais, de modo especial, a geração de produtos é aderente aos propósitos desses programas, e será mais valorizada na avaliação da pós-graduação brasileira. Contudo, gerar um PTT a partir do desenvolvimento de uma pesquisa não é algo trivial, e o viés acadêmico dos pesquisadores para a geração de pesquisa básica ou de cunho reflexivo sobre fenômenos, por vezes, pode ocultar o potencial de geração de produtos decorrentes de dissertações e teses. Partindo desse contexto, este documento tem como objetivo apresentar formulário de diagnóstico para auxiliar na identificação do potencial de geração de PTT em decorrência das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. 


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5585/iptec.v10i1.22141

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