Como identificar possíveis produtos técnicos/tecnológicos nas dissertações e teses? Proposta de um instrumento para diagnóstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v10i1.22141

Resumo

A geração de produtos técnicos/tecnológicos (PTT) no contexto de Programas de Pós-Graduação (PPG), como resultado das pesquisas desenvolvidas, tem sido motivada de forma crescente pela CAPES. Em programas profissionais, de modo especial, a geração de produtos é aderente aos propósitos desses programas, e será mais valorizada na avaliação da pós-graduação brasileira. Contudo, gerar um PTT a partir do desenvolvimento de uma pesquisa não é algo trivial, e o viés acadêmico dos pesquisadores para a geração de pesquisa básica ou de cunho reflexivo sobre fenômenos, por vezes, pode ocultar o potencial de geração de produtos decorrentes de dissertações e teses. Partindo desse contexto, este documento tem como objetivo apresentar formulário de diagnóstico para auxiliar na identificação do potencial de geração de PTT em decorrência das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. 

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Biografia do Autor

Cristina Dai Prá Martens, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular da Universidade Nove de Julho

Ricardo Luis Zanfelicce, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Referências

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Martens, C. D. P., Scafuto, I. C., Bartholomeu Filho, J., & Zanfelicce, R. L. (2022). Como identificar possíveis produtos técnicos/tecnológicos nas dissertações e teses? Proposta de um instrumento para diagnóstico. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 10(1), 1–9. https://doi.org/10.5585/iptec.v10i1.22141

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Comentário Editorial