Inovação e transferência de conhecimento: um estudo nas incubadoras do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v10i2.22730Palavras-chave:
Inovação, Hélice Tríplice, Incubadoras, Empresas graduadas.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de transferência de conhecimento, aprendizado para capacitação tecnológica e ações empreendedoras a partir da percepção de empresas graduadas pelas incubadoras de empresas no Estado do Ceará. Deste modo, foi realizado um estudo de caso múltiplo de natureza qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas junto às empresas que já passaram pelo processo de incubação, além de entrevistas com gestores das incubadoras ligadas à Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará. Os resultados do estudo apontam que as incubadoras mais tradicionais foram avaliadas como ótima pela maioria das empresas já graduadas. Estes resultados identificaram a necessidade de maiores investimentos governamentais para os programas de incubação e políticas de apoio à inovação, uma vez que se trata de uma importante fonte de inovação e crescimento econômico.
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