Inovação e transferência de conhecimento: um estudo nas incubadoras do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v10i2.22730

Palavras-chave:

Inovação, Hélice Tríplice, Incubadoras, Empresas graduadas.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de transferência de conhecimento, aprendizado para capacitação tecnológica e ações empreendedoras a partir da percepção de empresas graduadas pelas incubadoras de empresas no Estado do Ceará. Deste modo, foi realizado um estudo de caso múltiplo de natureza qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas junto às empresas que já passaram pelo processo de incubação, além de entrevistas com gestores das incubadoras ligadas à Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará. Os resultados do estudo apontam que as incubadoras mais tradicionais foram avaliadas como ótima pela maioria das empresas já graduadas. Estes resultados identificaram a necessidade de maiores investimentos governamentais para os programas de incubação e políticas de apoio à inovação, uma vez que se trata de uma importante fonte de inovação e crescimento econômico.

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Biografia do Autor

Carlos Dias Chaym, Universidade Faculdade Cearense – UNIFAC

Possuo doutorado (2021), mestrado (2017) e graduação (2014) em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, realizando pesquisas com ênfase em Economia Azul; Sustentabilidade; Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I); Estudos Organizacionais com abordagens processuais e temas relacionados à Geografia. Fui professor dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Logística da Faculdade Cearense

Elda Fontinele Tahim, Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Doutora em Ciências Econômicas (área de concentração: Inovação Tecnológica) pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995) e graduada em Engenharia de Pesca pela UFC (1989). Analista/pesquisadora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico ? Instituto CENTEC. Professora colaborada (corpo permanente) do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará(PPGA/ UECE).

Fábio da Silva, Universidade Potiguar – UnP.

Doutorando em administração pela Universidade Potiguar, Brasil

Tarciara Magley da Fonseca Pereira, Universidade Potiguar – UnP.

DOUTORANDA em Administração pela Universidade Potiguar - UNP em Natal - RN (2020 - 2023). MESTRE em Ambiente Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA (2015). ESPECIALISTA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2009). Graduada em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Experiências profissionais: Servidora/pública/Administradora da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA, atuando na Pró-reitoria de Administração em Mossoró - RN (2011 até os dias atuais). Professora da Graduação da Rede UNIRB dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de informação em Mossoró - RN (2017 - 2020).

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Dias Chaym, C., Fontinele Tahim, E., da Silva, F., & da Fonseca Pereira, T. M. (2022). Inovação e transferência de conhecimento: um estudo nas incubadoras do Ceará. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 10(2), 235–253. https://doi.org/10.5585/iptec.v10i2.22730

Edição

Seção

Relatos técnicos